Quando decidiram se inscrever no programa Eu Empresário, os sócios Elias Godinho e Egbert Blank estavam convictos de que precisavam expandir as atividades da Delimite, microempresa de Joinville especializada na instalação de redes de segurança.
Continua depois da publicidade
A grande dúvida deles – e a da grande maioria dos pequenos empreendedores nesta etapa dos negócios – era encontrar a melhor maneira de viabilizar esse crescimento. As indagações eram frequentes. E agora, que passo dar? Para onde crescer? A opção mais natural, imaginavam, era abrir filiais em cidades vizinhas.
– Tínhamos a ideia fixa de abrir uma filial em Jaraguá do Sul. Até discutimos a possibilidade de um dos sócios ir morar lá – revela Egbert.
Os planos mudaram de rumo após eles discutirem a situação com o consultor Daniel Keller. A abertura de unidades em outras cidades incidiria em um aumento significativo de custos. Estudos ainda indicaram que havia um grande potencial a ser explorado em Joinville em função do crescimento imobiliário e da tendência de verticalização da cidade – as redes fabricadas pela empresa são aplicadas principalmente em janelas e sacadas de apartamentos. Além disso, Keller lembrou que o produto poderia garantir a segurança não apenas de crianças, mas de animais domésticos – e o boom deste mercado nos últimos anos abriria uma outra alternativa de renda para a Delimite.
Saem as filiais, entram os parceiros. Como abrir uma loja própria nunca foi o objetivo da Delimite, a solução encontrada foi buscar parceiros comerciais que pudessem servir de vitrine para os seus produtos. Elias e Egbert mapearam lojas onde poderiam encontrar potenciais clientes, como vidraçarias e petshops, e confeccionaram um mostruário para expor sua linha de redes neste espaço. A meta da empresa é estar presente em sete ou oito destes espaços até o fim do ano – com planos de dobrar este número em 2014.
Continua depois da publicidade
– Os empresários perceberam que, com um custo muito menor, tinham condições de dar mais capilaridade ao negócio – conta Keller.
O consultor ainda sugeriu reforçar a sua imagem institucional – um segundo veículo está sendo plotado, para dar mais visibilidade à marca – e desenvolver ações promocionais para aumentar as vendas.