A obra do Complexo Penitenciário do Médio Vale, a nova unidade do sistema carcerário catarinense que está em construção no bairro Ponta Aguda, recebeu a visita de um grupo de empresários da cidade na tarde desta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
O grupo, composto por integrantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Militar, Departamento de Administração Prisional (DEAP), Associação Empresarial de Blumenau (Acib), entre outras entidades, conheceu detalhes do projeto da Penitenciária Masculina, área que está sendo construída, e também visitou parte das obras. O objetivo da visita era fazer com que os empresários conhecessem o local para oferecer oportunidades de trabalho aos detentos.
O presidente da Acib, Carlos Tavares D’Amaral, contou que ficou impressionado com a estrutura, que considerou segura e humana. Ele acredita que será possível oferecer oportunidades de trabalho aos futuros detentos e afirma que, a partir de agora, a associação deve discutir as formas de convênio que podem ser firmadas com o Estado:
– Acho que o complexo todo vai dar muita segurança, é muito mais humano que o nosso presídio, porque aquilo é um absurdo. Eles nos mostraram que existem oito espaços para unidades de trabalho e agora precisamos montar convênios, interessar o empresariado, para que utilize essa mão de obra. Com certeza vão existir empresas que vão se interessar por essa força de trabalho.
A juíza da 3ª Vara Criminal de Blumenau, Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, mostrou-se otimista com a reação dos empresários diante do novo complexo. Para ela, os empresários ficaram bastante satisfeitos com o que conheceram e devem aproveitar a oportunidade de produzir dentro da unidade prisional.
Continua depois da publicidade
– O objetivo da vara da Execução Penal e também da administração prisional é fazer com que, no momento da inauguração do novo complexo, já tenhamos trabalho para oferecer aos internos. E isso só vai ser possível se tivermos o engajamento, o apoio e a participação do empresariado de Blumenau.