Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) aponta que os empresários catarinenses estão mais otimistas e dispostos a investir e contratar funcionários. De acordo com o levantamento, a confiança em alta é puxada pelas expectativas positivas sobre o futuro do setor e da economia. Os dados são do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de dezembro.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conforme a pesquisa, a confiança do empresariado do comércio aumentou 1,5% de outubro para novembro, de 112,9 para 114,6 pontos. A escala vai de 0 a 200 e valores acima de 100 demonstram o otimismo do empreendedor sobre o cenário econômico brasileiro, setorial e da própria empresa.
O otimismo se estende principalmente para o futuro dos negócios. O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), por exemplo, aumentou 3,2% (de 144,1 para 148,7 pontos) em novembro.
— O ano de 2024 tem sido bastante positivo para os setores do comércio e dos serviços. Temos visto resultados consistentes, tanto em vendas quanto na geração de empregos. Além disso, os índices de expectativas apontam que os próximos meses também serão bons. O fato de que 76% dos varejistas querem expandir as suas equipes no futuro próximo é mais um indicador nesse sentido. Seguimos confiantes — aponta o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.
Continua depois da publicidade
Otimismo também aumenta emprego em SC
Os dados divulgados pela federação mostram ainda a disposição dos comerciantes em investir na contratação de funcionários. A expectativa de abrir novas vagas cresceu 3,5% em novembro, o que pode ser atribuído à proximidade com o Natal e a chegada da temporada de verão.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de comércio teve um saldo de mais de 15 mil vagas de emprego até agora em 2024. O saldo é a diferença entre contratações e desligamentos. Em todos os setores do Estado, conforme o Caged, o saldo é de mais de 140 mil postos de trabalho.
— O catarinense está comprando mais, viajando, investindo, fazendo refeições fora de casa. É um ciclo positivo — destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Volume de vendas do comércio cresce 7,5%
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do comércio varejista ampliado de Santa Catarina cresceu 7,5% entre janeiro e setembro de 2024. O aumento é puxado pelos subsetores de supermercados, eletrodomésticos, artigos farmacêuticos e pelo mercado automotivo e de equipamentos para escritório.
Continua depois da publicidade
Leia também
“Clube” de bilionários brasileiros ganha 19 novos membros; veja fortunas
Santa Catarina tem 859,9 mil pessoas vivendo com R$ 22 por dia
Da cesta básica ao IPVA: as mudanças previstas no pacote tributário do governo de SC