Diversos ônibus de turismo circularam pelas rodovias da região do Vale do Itajaí na manhã desta segunda-feira (8) como forma de protesto. O setor está parado desde o dia 18 de março devido à pandemia do novo coronavírus e, de acordo com o decreto do governo do Estado, deve permanecer suspenso ao menos até o dia 2 de agosto.
Continua depois da publicidade
O comboio partiu de Jaraguá do Sul (com participação de empresários de cidades do Planalto Norte) por volta das 7h30min e passou por Blumenau. Em Balneário Camboriú o retorno foi feito e, após uma passagem por Penha, cada motorista voltou à cidade de origem.
Não houve paradas. Os condutores se juntavam ao grupo conforme os ônibus passavam por locais combinados, como na Rua Doutor Pedro Zimmermann em Blumenau e o trevo de Gaspar. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve transtorno ao fluxo de veículos. Na contagem da organização, quase 200 ônibus participaram do movimento. Na da PRF foram 100.
Em nota, os colaboradores e empresários do setor de turismo e fretamento de ônibus pressionaram o governo do Estado por uma nova decisão. Para eles, há incoerência em autorizar o transporte coletivo municipal e voos e deixar os ônibus de turismo de lado. “O setor vem acumulando um resultado devastador, visto que as empresas de turismo e fretamento representam 30 mil colaboradores e cerca de 150 mil catarinenses dependentes impactados”, diz o texto.
Edson Marcos Punhi, sócio de uma empresa de turismo de Jaraguá do Sul, participou da mobilização nesta segunda. Ele explica que outras regiões já fizeram o mesmo e que a ideia é contribuir com a cobrança da volta às atividades.
Continua depois da publicidade
— Só em Santa Catarina são 1.200 empresa de ônibus que dependem do turismo. As maiores já deixaram de faturar R$ 1,5 milhão, tem empresa que tem de 60 a 70 colaboradores. São milhões perdidos. Estamos pedindo socorro — diz Punhi.