Ter um camarote exclusivo – geralmente por conta da casa – para amigos e familiares, tomar a melhor champanha do cardápio, ser assediado por fotógrafos profissionais e fãs curiosos. Passar a tarde em um restaurante à beira da praia em Jurerê Internacional, depois passear com o iate e ainda dançar ao som das músicas do momento, muitas vezes em shows ao vivo, têm sido parte da rotina de celebridades que flutuam pelas praias e mares de SC desde antes do Natal – algumas devem permanecer por aqui até o Carnaval, em fevereiro.
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O Litoral catarinense surfa na onda da fama dessas celebridades que curtem o verão no Estado. Aliada à publicidade espontânea consequência dessas aparições, os empresários do trade turístico de Santa Catarina usam esse histórico para atrair mais turistas durante a temporada e movimentar a economia nos meses de verão.
Mais do que as casas noturnas, quem pega carona em toda essa exposição midiática, que é divulgada por revistas, jornais e sites especializados em celebridades, é Santa Catarina. O presidente do Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Eugênio Cordeiro Neto, diz que tem utilizado a recorrente vinda de famosos como um cartão de visita para atrair novos eventos para a cidade.
– Tudo o que temos, tanto aqui quanto na região, em termos de infraestrutura e segurança, tem feito vir cada vez mais gente famosa. Tanto que usamos isso como parte do discurso na apresentação do destino Florianópolis. Quem poderia ir a qualquer lugar, vem para cá. Quer melhor forma de mostrar que somos um bom destino? -pergunta.
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>> Galeria de fotos: Veja quem são os famosos que curtem baladas em SC
A vinda de tanta gente famosa causa situações que precisam ser contornadas rapidamente. Giuliana Korzenowski, gerente de comunicação do Grupo El Divino – que compreende o P12 e o Donna Dinning, em Jurerê Internacional, e o El Divino, na Avenida Beira-Mar Norte – conta que no dia 30 de dezembro precisou acomodar em um mesmo camarote os jogadores Ronaldinho Gaúcho e Dentinho, a modelo Dani Souza, o ator Kaiky Brito e o cantor Luan Santana. O espaço, que custava em torno de R$ 10 mil, foi liberado para todos, que pagaram a consumação – o valor não foi informado pela casa.
– É importante ter a mídia, tanto para a casa quanto para a cidade, quando o público comenta e compartilha a experiência positiva. É evidente que o fortalecimento de Florianópolis como destino se deve também a vinda de celebridades – comenta Doreni Caramori, um dos sócios do complexo que abriga a Posh, uma das casas noturnas de alto padrão de Florianópolis.
Por mais que todo esse círculo virtuoso faça mover a economia, poucas vezes são os alvos de flashes que puxam a carteira do bolso. Os profissionais que trabalham nas casas noturnas do Litoral apontam que a grande maioria dos benefícios oferecidos durante a passagem do famoso é rateada por quem os convida, por sócios das baladas e amigos que acompanham a celebridade durante a estada deles. Salvo raras exceções, como jogadores de futebol, a conta em geral é baixa e costuma ficar abaixo dos quatro dígitos, dizem os promoters, hostess e outros funcionários dessas casas.
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Empresários das casas badaladas são categóricos ao dizer que não há pagamento de cachê, transporte ou alguma troca pela visita da celebridade. Edmilson Luís, o Fininho, um dos sócios da Shed, de Balneário Camboriú, diz que comumente são os donos dos clubes, paradores e baladas que atraem as estrelas.
– Atrás de celebridades como o Gusttavo Lima, que esteve na casa no último fim de semana de 2012, vêm muitas outras personalidades, que estão de férias na região. O Neymar, por exemplo, é amigo pessoal do cantor e veio para dar um abraço e aproveitar a festa. –
O atleta do Santos, que tem uma casa de veraneio em Itapema, dividiu-se durante as duas últimas semanas em aparições nos clubes e praias de Florianópolis e Balneário Camboriú. Ronaldinho Gaúcho quis aproveitar os últimos dias antes da reapresentação do Atlético-MG, na segunda-feira, dia 7, indo a restaurantes e baladas de Jurerê Internacional. Mesmo pedindo para não ser fotografado, acabou gerando o efeito contrário na mídia local.
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Para os empresários das casas noturnas que recebem as celebridades, cada visita resulta em mídia espontânea cujo valor é quase incalculável, dizem eles. Além do espaço em jornais, restaurantes e sites, a fama tem vindo também pelas redes sociais. Cada foto que Neymar publicou na internet atraiu a atenção de um grande público. O especialista em gestão de mídias sociais e sócio-diretor da R18 Comunicação, Rodrigo Arrigoni, alerta que, apesar da grande exposição, é preciso saber do engajamento das pessoas, ou seja, fazê-las ir onde o famoso foi.

O efeito da campanha publicitária gerou divulgação gratuita ainda não mensurada pela empresa, explica o empresário. Embora não diga o que foi negociado com a atriz, o diretor comercial da FG ainda diz que dificilmente seria possível ter uma exposição do mesmo porte com outra celebridade.