Com o anúncio da ex-ministra Marina Silva como candidata à presidência da República pelo PSB, substituindo Eduardo Campos, falecido no último dia 13, ocorreram alterações no cenário eleitoral pelo ponto de vista dos empresários. É o que aponta 98ª edição da Pesquisa Clima Empresarial LIDE-FGV, divulgada nesta semana.
Continua depois da publicidade
Em relação ao clima empresarial propriamente dito, houve o pior resultado desde que a pesquisa é realizada, há dez anos. Pela primeira vez em 11 anos, o cenário político foi a principal preocupação dos empresários e chegou a 49%, ultrapassando até mesmo a carga tributária, tema que liderava as outras pesquisas.
O índice é calculado pela Fundação Getúlio Vargas e se baseia em três componentes com o mesmo peso: governo, negócios e empregos. No resultado final, 58% do empresariado disse acreditar que não conseguirá aumentar o faturamento em 2014 e 83% acreditam que terão que fazer cortes de funcionários.
:: O LIDE
Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente tem 1.620 empresas filiadas (com as unidades regionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro.
Continua depois da publicidade