A água ainda não tinha chegado à estrada quando João José Correia percebeu que o volume de chuva estava subindo rapidamente. O empresário entrou no carro e saiu às pressas em direção à loja de materiais de construção que tem no Centro de Benedito Novo. No caminho, ele conta que buzinou para alertar os vizinhos, pois a maioria dormia no momento do temporal. Também tentou pedir ajuda para conseguir salvar as mercadorias, mas não deu tempo de tirar tudo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

— Eu vi que estava acontecendo algo, a água subiu numa velocidade rápida. Eu buzinei, chamei nos prédios. Fomos pegos de surpresa — desabafa em meio ao cenário cheio de lama.

Correia conseguiu tirar parte da mercadoria da loja. Mesmo assim estima um prejuízo superior a R$ 100 mil. Muitos sacos de cimento e argamassa, por exemplo, foram atingidos pela água e não têm mais como vender. O mesmo aconteceu com uma loja de móveis perto dali. As fotos mostram as funcionárias tentando salvar o que é possível. Mesas, cadeiras, sofás, geladeiras e armários. Tudo molhado pela água que subiu do Rio Benedito.

Água invadiu os comércios no Centro de Benedito Novo
Água invadiu os comércios no Centro de Benedito Novo (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Na porta de um restaurante, uma cena comovente. Duas mulheres se abraçam, tentando se confortar diante dos estragos que a redução do nível da água revelou.

Continua depois da publicidade

Com as roupas marcadas pela lama, uma moradora esperava a água baixar para conseguir entrar em casa. O relógio já marcava 10h30min, e ainda não era possível acessar a residência. Durante a madrugada e no amanhecer, o cenário esteve pior, chegava ao meio da janela. A marca na parede mostra cerca de metros de altura da água. A mulher conta que ainda nem tinha colocado todos os móveis na residência depois do susto da semana passada, quando o pesadelo se confirmou.

— Quando foi 2h30min da manhã, meu vizinho me acordou que estava vindo enchente. Eu achei que ele estava brincando comigo, mas quando levantei já tinha água na cozinha e não consegui salvar mais muita coisa — conta a moradora.

Moradora mostra até onde subiu a água durante a madrugada
Moradora mostra até onde subiu a água durante a madrugada

A prefeitura de Benedito Novo ainda contabiliza o número de famílias e empresas atingidas pelo forte temporal. Cidades como Blumenau estão enviando maquinário para ajudar na limpeza da cidade e dois abrigos estão abertos para receber a comunidade e também para que os moradores possam guardar os pertences. Um abrigo fica no centro de eventos e outro no colégio municipal do bairro Alto Benedito, fortemente afetado pelas chuvas.

— Vamos virar essa página — desabafa o empresário João José Correia.

Benedito Novo amanheceu alagada (Foto: Patrick Rodrigues)
Benedito Novo amanheceu alagada (Foto: Patrick Rodrigues)
Benedito Novo amanheceu alagada (Foto: Patrick Rodrigues)

Leia também

Imagens aéreas mostram enchente causada por forte temporal em Benedito Novo

Continua depois da publicidade

Asfalto cede e rodovia “afunda” em Doutor Pedrinho após forte temporal

Forte temporal causa suspensão das aulas em Timbó e Rodeio e impacta atendimento à saúde