“Recentemente encomendada pelo governo federal, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, elaborada pelo Ibope Inteligência, apontou que a internet é o meio de comunicação que mais cresce entre os brasileiros. Em média, os entrevistados passam três horas e 39 minutos por dia na rede. Até então nenhuma revelação surpreendente. A facilidade e a voz que a internet proporciona mobilizam cada vez mais adeptos.
Continua depois da publicidade
O que chama a atenção é que mesmo com a TV sendo eleita a mídia preferida da população, o tempo gasto é maior com a internet, onde é possível notar uma clara tendência à migração da audiência para os meios digitais. Outro aspecto fundamental pode ser observado nos dados referentes ao tempo dedicado às redes sociais, principalmente o Facebook: 68,5% dizem utilizar preferencialmente os sites de relacionamento de segunda a sexta e 70,8% nos finais de semana. Os negócios no mundo digital estão cada vez mais sólidos.
O potencial de crescimento da web é evidente quando se olha para os mais jovens. Entre os que estão na faixa de 16 a 25 anos, 48% navegam diariamente. Além da idade, a pesquisa identificou a escolaridade dos entrevistados. Dos que estudaram até a 4ª série apenas 8% acessam a rede uma vez por semana; no topo, os que concluíram o 3º grau somam 87%. É por isso que os profissionais acostumados a fazer negócios sempre da mesma forma, resistentes à inserção digital, agora buscam maneiras de entrar neste novo mundo. Não há como resistir, principalmente levando em consideração a difusão mobile. Mesmo assim, ainda especulam se é nesse cenário que as empresas precisam atuar com agilidade e focar nos desejos e necessidades de consumidores em constante mudança.
Estejamos atentos: rapidez e qualidade são os grandes desafios para acompanhar esse ritmo, já que não basta apenas dominar o presente, é necessário antecipar o futuro.“
Continua depois da publicidade