A pandemia do covid-19 pegou os empreendedores de surpresa, mas para Allan Sanni Castilhos o momento serviu para reestruturar seu negócio no mercado e criar novas estratégias para expandir a sua empresa. Com a ajuda das consultorias de Planejamento Estratégico, Gestão de Recursos Humanos e Finanças, oferecidas pelo Sebrae/SC, o empreendedor, que antes era um Microempreendedor Individual (MEI), transformou seu negócio em Microempresa (ME), investiu em um aplicativo para controlar os processos à distância, aumentou o quadro de funcionários e abrirá nos próximos meses uma filial em Balneário Piçarras.
Continua depois da publicidade
>> Leia também: Em meio à pandemia, casal investe em restaurante e gera empregos
Desde 2016, com sede no município de Brusque, a Terra Legal Topografia, atua no ramo da engenharia civil, realizando levantamentos topográficos, projetos de construção, georreferenciamento, regularização de imóveis, além de escrituras, soluções ambientais e toda área do imobiliário.
O empreendedor começou a trabalhar com topografia e medições de terras com 12 anos de idade na empresa de um tio. Recebendo R$50 por final de semana, ele ajudava a sustentar a família constituída por ele, a mãe e o irmão. O trabalho inicial contribuiu para que o empresário buscasse estudos na área, se formando em Engenharia Civil anos depois.
— Quando estava no sexto semestre da faculdade resolvi abrir uma sociedade com meu tio. No ano de 2016 abrimos o escritório na casa dele e fomos conquistando espaço no mercado com a marca Terra Legal Topografia. Em 2018 comprei a parte dele ficando como único sócio até os dias atuais — explica.
Continua depois da publicidade
Com o início da pandemia no mês de março, o empreendedor sentiu a necessidade de reestruturar sua empresa.
— Nós investimos os dias de trabalho em home office para aplicar o servidor, melhorar nosso controle a partir de um aplicativo, onde de qualquer lugar sabemos onde e como está cada processo, para realmente fazer valer a nossa missão que é fornecer soluções, sonhos e bem estar para as pessoas no ramo imobiliário. Contratei funcionários e agora estou abrindo um novo posto de atendimento em outro município — destaca.
O Sebrae oferece atendimento especializado, consultorias individuais em áreas de finanças, planejamento, marketing, vendas e gestão, além de orientações e dúvidas sobre seu negócio. Em Brusque, a sede fica localizada na rua Paes Leme, Nº 111, no Centro 1. Já em Itajaí, a sede fica localizada na Rua Brusque, Nº 650, no Centro. Informações pelo telefone: (47) 3351-3701 ou (47) 3390-1400.
Acesse o canal Juntos Por Santa Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.
Continua depois da publicidade