O empresário Diego Brites Ramos, 38 anos, sintetiza algumas vocações de Florianópolis. Além de atuar em uma das áreas de maior potencial do município, ele curte uma praia, frequenta semanalmente o Mercado Público e defende que a cidade vai além de um destino turístico, simplesmente.Assim como o pai, Diego cursou Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Continua depois da publicidade
Nasceu na Capital e foi criado no bairro Bom Abrigo, na parte continental da cidade. Com a ideia fixa de ter uma empresa de sucesso em Florianópolis, iniciou com o pai e mais dois sócios um negócio em 1991, hoje voltado à Tecnologia da Informação. Atualmente tem clientes em todos os Estados e conta com mais de 90 funcionários e escritórios em Brasília e São Paulo.
Viver SC: Grande Florianópolis
— Florianópolis é a melhor cidade para se empreender. O ambiente criado aqui é muito propício, tem qualidade de vida, bons cursos universitários e mão de obra qualificada — constata.
Continua depois da publicidade
Confira a página especial do Viver SC
MERCADO DE ATRAÇÕES
A visita a Florianópolis não fica completa sem passar pelo Mercado Público. É a alma da cidade e um espaço democrático – observa Diego. A opinião dele é compartilhada por boa parte dos moradores e turistas da região. Caminhar pelos corredores do Mercado Público de Florianópolis, recentemente reformado, é entrar em contato com a gastronomia típica, como o pastel de berbigão, peixarias e outros itens ligados à história da cidade.

A construção, que iniciou em 1896, recebe em média 26 mil pessoas por dia. Há 20 anos, as paredes amarelas marcam o ponto de encontro de Diego, da família e amigos nas manhãs de sábado. Lá eles curtem uma boa música e degustam pratos típicos. Quando recebe clientes de outros Estados costuma levá- los ao tradicional Box 32, atualmente Box 4, que existe desde 1984. Beto Barreiros, dono do local, estima que já atendeu mais de 12 milhões de clientes em busca, principalmente, de frutos do mar.
ESPAÇO DE INOVAÇÃO
O setor de tecnologia, que conta com cerca de 600 empresas em Florianópolis – elas respondem por mais de 10% do Produto Interno Bruto ( PIB) do município – ganhou um espaço de peso. Em 2015, foi inaugurado o Centro de Inovação Acate ( CIA) – Primavera na SC- 401, no Norte da Ilha de SC.
Continua depois da publicidade

O moderno complexo de mais de 6 mil metros quadrados abriga a sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia ( Acate), além de uma incubadora do Instituto Internacional de Inovação, i3, e 32 empresas de tecnologia. Para Diego, o espaço convidativo reforça a vocação da cidade para o setor tecnológico:
— No mesmo espaço, você encontra investidor, empreendedor e muitas ideias. O objetivo é fomentar o setor – comenta.
No galpão de dois andares propício à troca de experiências, há auditório e 20 áreas para reuniões, além de uma recepção compartilhada. E nada de escritórios convencionais. Paredes de vidro, salas sem divisórias, almofadas e grafites fazem parte do cenário e estimulam a criatividade e o compartilhamento.
Continua depois da publicidade
PRAIAS PARA TODOS OS GOSTOS

Ao falar de Florianópolis fica difícil eleger uma entre as 42 praias. Cada uma tem uma característica e há opções para todos os perfis. As mais tranquilas, as agitadas, as quase desertas e as badaladas. A preferida do empresário do ramo de tecnologia é a praia Brava, no norte da Ilha. A vida de Diego parece acompanhar o ritmo do balneário. Na juventude, ia à Brava pela badalação e pelos famosos bares na areia. Reunia- se com os amigos e curtia a música na beira da praia.
Agora, acompanhado da esposa e dos dois filhos pequenos, aproveita uma Brava mais tranquila e familiar. Passa as temporadas de verão com a família no local e tem até um espaço eleito como o preferido: o canto esquerdo, que reúne a paisagem da mata verde e o mar um pouco mais calmo. Além disso, ressalta que o balneário, assim como Florianópolis, tem uma vocação para o surfe.
— Para mim é a praia perfeita, é o meu refúgio – conclui.
ÁGUAS TERMAIS E LAZER
Pelo menos uma vez por ano, Diego e a família têm um encontro marcado no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & Spa, em Santo Amaro da Imperatriz. As águas termais, conhecidas pelo poder de cura, também representam diversão para as crianças e descanso para os mais velhos. Só no hotel, são cinco piscinas disponíveis. Em meio às montanhas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o Plaza ocupa uma área de 1,4 milhão de metros quadrados. Com 149 apartamentos, recebe principalmente hóspedes de Florianópolis.
Continua depois da publicidade

Santo Amaro da Imperatriz também é um convite ao repouso e ao contato com a natureza. Regado pelas águas que jorram a 39,8 º C, o município inspira tranquilidade e cuidados com a saúde.
BAIRRO SUSTENTÁVEL
A história do Pedra Branca não é de agora. No final da década de 90 começou o planejamento para transformar uma fazenda familiar em um bairro diferenciado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis. Assim surgiu o primeiro bairro planejado de Santa Catarina. Atualmente, mais de 5 mil moradores desfrutam dos parques, praças e lagos oferecidos.

No Passeio Pedra Branca, visitantes aproveitam as largas calçadas que evidenciam que a prioridade é o pedestre, o espaço é compartilhado com ciclistas e poucos automóveis. Bancos, flores e a sombra das árvores são um convite para um passeio descontraído. Pubs, restaurantes e lojas completam as opções. Diego afirma que a ideia de criar uma cidade mais humana e sustentável está de acordo com os valores da empresa dele, por isso, além de passear ali com a família, já realizou eventos corporativos no local.
Continua depois da publicidade