Segundo o empresário do atleta, a foto postada ontem por Fernando Fernandes em sua conta do Instagram, na qual aparece de pé apoiando-se em uma barra de madeira, é um simbolismo.
Continua depois da publicidade
– Ele continua na mesma situação de antes. Essa foto é para chamar a atenção dos cadeirantes das chances de recuperação que existem hoje – pondera Borges.
A foto mostra Fernandes de pé com o auxílio de uma órtese, um dispositivo de sustentação que é colocado na parte externa do corpo para dar mais capacidade de movimentação. Na legenda da imagem, o ex-modelo escreveu: “A Esperança vê o invisível, sente o intocável e alcança o Impossível!! Tudo no seu momento”.
Borges reitera que a foto não representa propriamente uma evolução de Fernandes. Ele observa que, por conta da prática regular de atividade, o canoísta consegue parar de pé, mas sempre com a órtese e apoiado por algum encosto.
Continua depois da publicidade
Atleta vinculado ao Atlético Paulista, Fernandes treina atualmente no Centro de Treinamentos da Universidade de São Paulo (USP), e reside na capital paulista. O próximo desafio do esportista é o Campeonato Sul-Americano de Paracanoagem, que será realizado em abril, em Montevideo. Um mês depois, ele participará de uma corrida beneficente – a Wings for Life – que terá largada em Florianópolis. O dinheiro obtido pelo evento será revertido para as pesquisas focadas na recuperação de lesões medulares.
Quatro vezes campeão mundial de canoagem, Fernandes anda de cadeira de rodas desde de julho de 2009, quando sofreu um acidente de carro em São Paulo voltando de uma partida de futebol. O ex-BBB quebrou duas vertebras com o impacto, passou por cirurgia e acabou ficando paraplégico.