Aos 66 anos, o empresário Raul Cardozo faz as contas. Até dezembro ainda irá disputar corridas em São Francisco do Sul, Pomerode, Rio de Janeiro e Brasília. Da primeira disputa em 1978, enfrentando um calor insuportável no verão de Florianópolis, até hoje já foram 99 meias maratonas. A 100ª, na Meia Maratona do Bela Vista Country Club neste domingo em Gaspar, mais que uma competição, será uma festa entre amigos.

Continua depois da publicidade

Desta vez não está preocupado em manter seu tempo médio, hoje em 1h40min. Diz que irá em ritmo mais leve, para aproveitar o momento: convidou 30 amigos, amealhados ao longo destes anos todo de corrida, e vai os presentear com camiseta e troféu, feitos especialmente para a comemoração. Depois da corrida, Raul ainda servirá um almoço à sua turma de corredores.

Esta será a quinta meia maratona de que participa só em 2014. Mas sua ligação com a competição em Gaspar vem de longe. Nos anos 1980, era diretor de atletismo do Clube Olímpico, quando foi convidado por membros do Bela Vista, então construindo uma pista de corrida de 100 metros, para organizar uma meia maratona. Raul aceitou o desafio: a primeira edição, em 21 de julho de 1985, reuniu 66 atletas, em um trajeto que saía do clube, seguia até a Cremer, em Blumenau, e depois retornava para a sede.

Em seu currículo, também está a organização da primeira maratona de Blumenau, em 1983, ao lado de mais quatro amigos. Orgulhoso de suas conquistas no esporte, Raul caminha pela casa mostrando medalhas, troféus e certificados presos na parede. Conta que em suas andanças atrás de competições esteve em quase todos os estados do Brasil e países da América Latina, e também em Berlim, Paris e Nova Iorque, onde já competiu debaixo de neve e sofrendo com fortes câimbras nas pernas. Parar de correr não está nos seus planos:

Continua depois da publicidade

– É um vício. A gente faz amigos, conversa com todo mundo de igual para igual. A corrida une as pessoas.

Disciplina para manter a forma

Corredor desde os 27 anos, quando largou o futebol, Raul se submete a uma rotina regrada. Percorre 18 quilômetros por dia ao longo da rua Bahia, enfrentando os riscos de disputar espaço com carros e caminhões, duas vezes na semana faz reforço muscular na academia e só se permite a um dia de folga. Levanta às sete da manhã e não descuida das refeições nem mesmo em viagens.

– Tem de ter disciplina. Os exercícios devem acompanhar a boa alimentação, os dois andam lado a lado – ensina.

Continua depois da publicidade

No cardápio, pela manhã são duas xícara de café, mel, fruta, pão integral e uma mistura de oito tipos de grãos dissolvida em iogurte light. No almoço, arroz, feijão, salada e carnes magras. À tarde, consome algumas castanhas e, sem falta, três cápsulas de vitaminas para as células do corpo:

– Até hoje nunca tive um problema grave de saúde. Nem gripe.

Meia maratona inicia às 8h de domingo

A meia maratona terá largada às 8h de domingo nas dependências do Bela Vista Country Club, independente das condições climáticas. O regulamento determina que a prova tenha duração máxima de 2h30min. Esgotado este tempo, o atleta não receberá premiação.

Simultaneamente à meia maratona, ocorrerá também a disputa da 15ª Prova de Inverno, a 7ª Maratoninha, a 6ª Caminhada e o 2º Revezamento em Duplas.

Continua depois da publicidade