“ No chamado século do conhecimento, o uso inovador da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas instituições de ensino tem transformado o processo de ensino-aprendizagem, de modo que o conhecimento se torna uma construção conjunta entre aluno e professor. Nesse contexto, nasce o conceito de Educação 3.0, que prevê a criação de uma infraestrutura de conectividade e colaboração com alto desempenho, mobilidade e segurança. Nenhuma tecnologia, contudo, terá seu real impacto caso não haja apropriação por parte do professores.
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Na sala de aula do futuro, os educadores passam a atuar como facilitadores e mediadores para o acesso e construção do conhecimento, atuando como guias e não mais como transmissores de conteúdo. Tais profissionais precisam ser capacitados para o uso das soluções tecnológicas, assim como para desenvolver diferentes metodologias que as comportem. Além disso, precisam entender como a atual geração pensa e se informa e, alinhados a essa nova dinâmica de aprendizagem, adaptar os métodos a partir do contexto real das escolas. Nesse cenário, o maior desafio do professor será despertar a curiosidade e provocar o estudante a confiar em si mesmo e a estimular o conhecimento, evitando uma postura impositiva e se apresentando como referência segura para significação do conhecimento.
Do ponto de vista empresarial, o setor de educação também representa um importante mercado. Percebemos que o ensino de qualidade é focado no uso sustentável dos recursos, na escolha da tecnologia adequada ao contexto e na formação do professor. Essa tríade tende cada vez mais a crescer em qualquer modalidade de ensino, mas não basta fazer educação antiga com recursos novos. Trata-se de aproveitar o uso já incorporado pelos jovens de tablets, smartphones, ferramentas de busca, redes sociais, internet de alta velocidade, entre outros, para transformar e explorar o melhor das habilidades cognitivas e modelos pedagógicos em Educação 3.0. “