O futuro da cultura em todo o Brasil tem sido assunto entre artistas e produtores, devido aos cancelamentos em decorrência do novo coronavírus. Para disseminar informação e ainda presentear a capital catarinense na semana do aniversário, as empresárias Mariana Kadletz e Paula Borges prepararam um presente para quem participa do setor em Florianópolis. Ambas desenvolveram a Cartilha sobre a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, disponível de forma online e gratuita.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
De acordo com a publicação municipal, a legislação permite com que contribuintes de ISS e IPTU destinem parte dos seus impostos para o fomento da cultura em Florianópolis. Muitos não sabem, mas diversas manifestações culturais que ocorrem na capital são financiadas por este mecanismo. E após a pandemia, os recursos precisarão ainda mais ser acionados para a retomada de artistas e empresários da área.
– Desde a sua criação, a Lei nunca tinha recebido um material neste nível e com ele, será possível ajudar produtores culturais, artistas, servidores da área pública, bem como orientar investidores interessados nesse mecanismo – destaca Paula Borges.
Para Mariana Kadletz, ainda que no atual momento o envio de novos projetos esteja suspenso é importante que todos saibam que é uma situação provisória. – Tão logo a pandemia seja sanada, a Lei continuará a cumprir seu papel no cenário da cidade que precisará ainda mais de incentivos na área cultural – completa a empresária.
Continua depois da publicidade
A Cartilha estará disponível para download gratuitamente através dos sites Incentive de Verdade e Instituto Maratona Cultural. O material é uma realização da empresa Incentive e do Instituto Maratona Cultural, e foi produzido com recursos próprios.