Enquanto uma parcela dos vereadores defende que o aumento de parlamentares melhoraria a representatividade no Legislativo, alguns setores da sociedade, como a Associação Empresarial de Blumenau (Acib), manifestam-se contrários à ideia. Nos protestos contra o governo federal do último dia 12 os empresários da Acib aproveitaram para posicionar-se contrários ao projeto.
Continua depois da publicidade
De acordo com o presidente da associação, Carlos Tavares D?Amaral, a qualidade do trabalho oferecido pela Câmara precisa ser mais importante do que o número de parlamentares eleitos pela comunidade. D?Amaral acredita que enquanto não existir voto distrital no país – quando a cidade ou estado é dividido em pequenas regiões e cada uma delas elege um representante – não há motivos para o aumento de cadeiras na Câmara.
Leia mais
:: Blumenau chegou a ter 21 representantes na Câmara de Vereadores
:: Câmara está cautelosa sobre mudanças no número de vereadores
Continua depois da publicidade
:: Especialista acredita que aumento no número de parlamentares traz maior representatividade
– Entendemos que não tem que mexer no número. Temos que olhar mais a qualidade do que a quantidade. Aumentar o número de vereadores só vai beneficiar os partidos e não os bairros. É impossível garantir que vá eleger um vereador por bairro – avalia D?Amaral.
Presidente da Câmara, Mário Hildebrandt acredita que a manifestação pública sobre o assunto é positiva, mas garante que a audiência aberta programada para maio dará condições de igualdade a todos os setores da comunidade interessados em debater. Temas como a acomodação dos possíveis novos parlamentares na atual sede, gastos públicos e a distribuição de assessores devem ser levantados durante o evento.