A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) entrega a partir desta segunda-feira propostas de gestão aos sete candidatos à prefeitura. Entre as sugestões, estão a redução de 30% dos cargos em comissão, implantar legislação que vede a nomeação de vereadores para a ocupação de funções no Executivo e a junção de secretarias afins. O empresariado entende que é possível reduzir as despesas operacionais da prefeitura em 9% no primeiro ano, 6% no segundo e 3% no terceiro. “Precisamos fazer mais com os mesmos recursos”, resumiu o presidente da Acif, Sander DeMira, em entrevista ao Notícia na Tarde desta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

As cinco sugestões do empresariado são embasadas em duas diretrizes prioritárias: desenvolvimento econômico sustentável e gestão pública profissional, eficiente e transparente. Em resumo: o velho binômio receita (sem aumento de impostos) e despesa que deve nortear qualquer orçamento.

A primeira diretriz se desdobra em duas propostas.

A primeira é a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com a fusão de três pastas hoje existentes: a de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, a de Turismo, e a de Pesca, Maricultura e Agricultura. A nova secretaria receberia pelo menos 6% do orçamento.

A segunda proposta é tornar Florianópolis referência nacional em eventos, com um calendário com 12 grandes realizações por ano. Nesse contexto, uma das sugestões é tornar a cidade capital do Esporte.

Continua depois da publicidade

Na segunda diretriz, a Acif apresenta três propostas para tornar a gestão mais eficiente, simples, enxuta e transparente.

A primeira passa por um novo modelo de Conselho da Cidade, com a participação de entidades com representatividade confirmada e que possa executar um plano estratégico para Florianópolis.

A segunda sugestão ataca o sistema de arrecadação e prestação de contas, por meio da revisão da planta genérica de valores, reativação do Conselho de Contribuintes e melhora do Portal da Transparência. “Desafio alguém a buscar informações no portal hoje”, afirma o presidente da Acif, Sander DeMira.

Em terceiro lugar, a Acif defende medidas de impacto para tornar a gestão mais eficiente, entre elas: a redução de 30% dos cargos em comissão; a redução do número de secretarias, com a junção de pastas como as de Educação e a de Cultura, a de Gestão de Trânsito e a de Mobilidade Urbana, a de Fazenda, Planejamento e Orçamento com a de Planejamento, Orçamento e Gestão. Também defende a venda de ativos ociosos e privatização de empresas e fundações.

Continua depois da publicidade

Questionado sobre a privatização da Comcap, Sander DeMira disse que a entidade é favorável.

A Acif passou ao largo de temas específicos e corriqueiros da administração, como creches, postos de saúde e obras de mobilidade. A entidade entende que, sem sustentação econômica, nada poderá ser feito além de promessas vazias.

As diretrizes e as propostas foram apresentadas em um almoço com jornalistas nesta segunda-feira. Os candidatos receberão o documento até quinta-feira e terão um prazo para analisá-lo e decidir se assinam o compromisso de implementá-lo. Em caso positivo, serão convidados a comparecer à sede da entidade.