O potencial de consumo do turista que vem a Blumenau é pouco explorado, avalia Paulo Cesar Lopes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. A afirmação de Lopes é feita com base nos dados apresentados pela Fecomércio, nesta segunda-feira, sobre a 30ª Oktoberfest.
Continua depois da publicidade
– A cidade não aproveita o que turista pode proporcionar. O empresário precisa acordar para o potencial que a festa tem – afirma Lopes.
Confira aqui os números da pesquisa.
Dos empresários de 297 estabelecimentos ouvidos na pesquisa, 59,4% não fizeram qualquer ação diferenciada de divulgação ou promoção durante o período da Oktoberfest. Valmir Zanetti, diretor-executivo do Empório e presidente da Associação dos Lojistas da Vila Germânica, corrobora com a opinião de Lopes:
– É preciso mudar o modelo mental do empresário de Blumenau.
Continua depois da publicidade
As cidades da região também aproveitam pouco o fluxo de turistas que passam por Blumenau. Dos 608 entrevistados, 40,2% se hospedaram na cidade, 34% pretendiam passar também por Balneário Camboriú, 27% iriam a Florianópolis e 17%, a Penha. Brusque e Pomerode despertam, respectivamente, interesse em 14% e 11% dos ouvidos na pesquisa. Outros municípios do Médio Vale foram citados por 1% ou menos.