O mercado de luxo no Brasil cresceu e o futuro é ainda mais promissor. Com estimativa de fechar o ano com faturamento de R$ 23,5 bilhões (no ano passado, foi R$ 20,5 bilhões), o mercado já prevê um crescimento para 2014 que gira em torno de 10% a 15%. Para os próximos seis anos são bastante promissores os segmentos de hotelaria de luxo, gastronomia, aviação executiva, construção civil de alto padrão e o náutico – este último, pouco explorado, apesar da riqueza da costa brasileira.

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A demanda de executivos por hotéis de luxo já vem crescendo no país. Mas o ideal é que se façam produtos genuinamente brasileiros, com a cara do Brasil, e não uma cópia do que vem de fora, principalmente da França. Isso valorizaria o país e fomentaria o mercado. É para orientar este público que surgiu o Terapia do Luxo, um portal criado em Santa Catarina de abrangência nacional.E Santa Catarina tem tudo a ver com esse contexto, pois aqui estão grandes marcas e grupos têxteis e o poder aquisitivo é alto. Nos primeiros anos, era natural que essas marcas se estapeassem para conquistar os maiores mercados do país, São Paulo e Rio de Janeiro.

A construção de shoppings de luxo é um reflexo disso. Mas, com a concorrência apertando, fica mais difícil alcançar as metas de vendas impostas pelas matrizes. O jeito tem sido ir atrás dos ricaços do interior. Há oito anos o setor cresce de forma impressionante no país: R$ 8,4 bilhões em 2006, R$ 12 bilhões em 2009 e R$ 18,5 bilhões em 2011. Consultores afirmam que o consumidor brasileiro aprendeu a usar produtos de luxo e se acostumou a ter acesso a produtos importados. Já é difícil hoje voltar atrás e deixar de consumir essas mercadorias.