A crise causada pelo novo coronavírus chegou para muitos setores, que tiveram que repensar estratégias para manterem seus negócios ativos. Com a microempreendedora individual (MEI) Amanda Francine Gazola da Silva, de Chapecó, dona da empresa Lovfit, marca de confecção e comercialização de roupas esportivas, não foi diferente.
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A empreendedora relata que as vendas estagnaram com o fechamento temporário dos estabelecimentos comerciais.
— Março foi horrível, não sabia como seria o futuro — lembra Amanda.
Na primeira semana de loja fechada, o sentimento era de luto. Sem vendas e sem faturamento, a empresária visualizou na situação uma oportunidade e começou a perceber que não poderia ficar de braços cruzados.
— Pensei em como poderia auxiliar as pessoas a conviver com essa loucura provocada pela pandemia, com soluções que agregassem ao bem-estar. Foi assim que descobri como ajudar a minha empresa. Criei conteúdo, intensifiquei atuação nas mídias sociais e divulguei informações que auxiliassem na saúde física e mental. Isso resultou em um relacionamento ainda mais próximo com minhas clientes e em um feedback positivo — avalia.
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Amanda relembra que, aos poucos, as pessoas começaram a se motivar a comprar e priorizar a aquisição de produtos das empresas locais e dos pequenos negócios. A ação foi totalmente aliada a conceitos que o negócio da empreendedora já abraçava: consumo consciente, atemporalidade, versatilidade e cuidado com o meio ambiente.
— Implantei o serviço de delivery de bicicleta, fiz uma big sale com descontos para incentivar a venda e ter capital de giro. Com a retomada das atividades, montei um espaço VIP, caso esteja atendendo algum cliente o próximo que chegar espera nessa nova área, para evitar aglomeração. Também aumentei o número de parcerias, que era um plano que tinha para efetivar antes da crise e acabei conseguindo durante a pandemia. Além disso, criamos máscaras de proteção com filtros removíveis — explica.

Para a empreendedora, o apoio do Sebrae/SC, pela metodologia do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), foi decisivo para formatar a organização do crescimento da empresa.
— Aprendi a pensar de maneira lógica e não às cegas, como muitos empresários fazem. Isso funcionou para colocar em prática muitas ações das quais gostaria de já ter feito, mas que não conseguia planejar ou visualizar de maneira eficaz e viável. A agente local de inovação, Luniele Beilke, tem dado um aporte de conhecimento, inovação e sempre influenciado para criar mais estratégias que possam servir no enfrentamento de momentos de crises ou para o planejamento financeiro do negócio — comenta.
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SEMANA DO MEI
Neste ano, o Sebrae/SC realiza a 12ª edição da Semana do MEI 100% Digital. Até sexta-feira (22) serão realizadas palestras, webinars e lives com conteúdos voltados para quem quer ser MEI, para quem já é microempreendedor individual e quer expandir os negócios, para aqueles que precisam se reinventar neste momento de crise e para os empresários que querem melhorar o marketing e as vendas do seu negócio. Durante a Semana, a equipe do Sebrae/SC também estará disponível para atendimento online ao empresário e futuro empreendedor.
A participação é gratuita e a programação pode ser acessada pelo site.