Trabalhadores da Farbe, indústria têxtil com sede em Indaial fornecedora de malhas e tecidos, aprovaram nesta sexta-feira, em assembleia, a proposta da empresa que prevê a implantação temporária do sistema de compensação de horas. Até o dia 8 de agosto, funcionários da linha de produção ganharão folgas alternadas às sextas, sábados e domingos. Os do primeiro e segundo turnos vão parar, no total, por 32 horas, enquanto os do terceiro ficarão sem trabalhar por 24 horas neste período.

Continua depois da publicidade

A Farbe tem 450 funcionários. A medida atinge cerca de 200 trabalhadores que atuam no chão de fábrica e não inclui o efetivo das áreas administrativa e comercial, que continuam suas atividades normalmente, garante a empresa. A empresa tem parques fabris em Indaial e Atalanta. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau (Sintrafite), a proposta teve a adesão de 76% dos colaboradores.

Em nota encaminhada pela sua assessoria de imprensa, a Farbe afirma que a medida é preventiva diante de dificuldades que o setor têxtil vem passando, com “empresas optando em reduzir estoques até que novas perspectivas para o segmento se consolidem”. A companhia garante que a decisão busca preservar os trabalhadores.

– Nossa proposta para a entidade foi no sentido de darmos folgas para os colaboradores da produção neste período e contarmos esses dias como um banco de horas, que será reposto até o fim do ano. Nosso objetivo é manter o nosso atual quadro, sem prejudicar nenhum colaborador. Entendemos que, com um esforço colaborativo, conseguiremos neutralizar a situação sem prejuízo das partes – diz o documento.

Continua depois da publicidade

Embora lamente a medida, a presidente do Sintrafite, Vivian Kreutzfeld Bertoldi, reconhece o empenho da empresa em não prejudicar os trabalhadores.

– A própria Farbe admitiu que o serviço caiu, mas que não quer demitir e está buscando melhorar a gestão – conta.