Se com 88 anos ainda não foi possível ter a Ponte Hercílio Luz concluída, a promessa do Consórcio Monumento Florianópolis é de que no próximo aniversário a estrutura estará liberada para tráfego de veículos. Atualmente, segundo o engenheiro de planejamento da empresa Espaço Aberto, líder do consórcio, Cornelius Unruh, um terço do serviço está concluído.

Continua depois da publicidade

Conforme ele, o trabalho atualmente consiste em estabilizar o vão da central da ponte para que seja feito o trabalho em cima da estrutura, o que deve ocorrer a partir de setembro. Só então, afirma Unruh, será possível avaliar se o prazo de 31 de dezembro será cumprido.

– Dentro da complexidade da obra, a parte mais vulnerável é a transferência de carga que queremos fazer a partir de setembro. Daí vamos tem uma real condição do vão central. Temos um determinado número de peças para trocar, mas o projeto é claro: peças com mais de 10% de perda de massa têm que ser substituídas. Essa real situação vamos saber só em setembro – explicou Unruh.

Apesar de deixar o prazo do fim do ano em aberto, o engenheiro garante que no aniversário de 89 anos, em 13 de maio de 2015, a estrutura estará funcionando para aquilo que foi criada: fluxo de veículos na ligação Ilha-Continente.

Continua depois da publicidade

– Certamente se terá tráfego, sem sombra de dúvida. Nosso trabalho é esse. Já há estudos dizendo que em determinados horários o fluxo será para entrar na Ilha e em outros em direção ao Continente – garantiu.