Na manhã desta segunda-feira (08), Governo do Estado, Deinfra e a empresa responsável pela manutenção das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis, se reuniram para tratar do problema que ocorreu no último sábado (6), quando novamente uma placa metálica se soltou e impediu a passagem dos veículos na entrada da Ilha de SC. O governo cobrou agilidade na execução da obra, definiu uma multa à empresa e estabeleceu um plano de resposta para caso o problema volte a acontecer.
Continua depois da publicidade
A reunião durou cerca de 1h30min na Capital, e foi avaliada toda a obra de restauração das duas pontes que ligam a ilha ao continente. Decidiu-se multar a empresa responsável com a retenção de pagamento em 10% do valor da fatura mensal paga à empresa. O Governo do Estado ainda não informou o valor exato dessa penalização.
Além da multa, ficou definido um plano de monitoramento e resposta, com uma solução paliativa para o problema da placa metálica na ponte Pedro Ivo. A Polícia Militar, como já havia sido comunicado pelo prefeito Gean Loureiro no fim de semana, irá fazer o monitoramento de hora em hora no local para garantir a segurança dos usuários e a rapidez do conserto em caso de um novo problema.
E já a partir desta segunda, maçaricos e placas de passadiço vão ficar na cabeceira da ponte caso ocorra uma nova emergência.
Sobre a aquisição dos parafusos que faltavam para o fim da obra, o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Thiago Vieira, disse que a responsabilidade é da empresa contratada. O material foi adquirido somente em maio.
Continua depois da publicidade
A empresa responsável pela manutenção, Cejen Engenharia, foi procurada pela reportagem mas ainda não se manifestou sobre a situação.
Ouça a reportagem:
Trânsito congestionado
A placa que já havia se soltado em fevereiro deste ano e que causou filas para entrar na Ilha de SC, voltou a causar transtornos no sábado pela manhã, por volta das 9h, justo em dia de vestibular na UFSC, em Florianópolis. O conserto terminou por volta do meio-dia, quando o trânsito também foi liberado. A fila já chegava na BR-101.
Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), foi realizada uma obra de soldagem e fixação da estrutura (placa) na ponte ainda no fim de semana.
*Colaborou Caroline Stinghen