Um projeto audacioso pretende cozinhar, pela primeira vez, macarrão instantâneo no espaço. A empreitada, batizada de Missão Miojo, começa nesta segunda-feira, com o anúncio dos parceiros do projeto.

Continua depois da publicidade

A Missão, patrocinada pela Nissin-Ajinomoto, contará com a expertise da Interorbital, fabricante norte-americana de foguetes, satélites e naves espaciais, que será responsável pela condução das pesquisas em terra e dos testes no ar. Outro parceiro do projeto será o chef Emmanuel Bassoleil, que deve somar às suas habilidades culinárias uma pitada de ciência.

Na prática, um foguete não tripulado levará uma cápsula, especialmente construída para carregar os ingredientes da receita elaborada por Bassoleil, acima dos 100 quilômetros de altitude e ejetará o recipiente no espaço. A ideia é que a refeição entre em ponto de ebulição quando a cápsula cruzar a mesosfera no caminho de volta para casa. A mesosfera é a camada atmosférica responsável, entre outras coisas, pela combustão de meteoros. A finalização da cápsula e os testes com o foguete serão realizados nos próximos meses e o foguete será lançado em janeiro de 2015.

Toda a missão, os testes, as pesquisas e receitas serão documentadas e divulgadas pela patrocinadora do projeto, Nissin-Ajinomoto. Um vídeo explicativo também já está disponível. Confira:

Continua depois da publicidade