Em 30 dias o governo do Estado de Santa Catarina deve receber um laudo atualizado e um relatório de vistoria nos blocos de fundação das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, em Florianópolis. As duas pontes que conectam o tráfego da Ilha com o Continente passam por reforma e, durante a avaliação de engenheiros, notou-se a deterioração dos blocos que fazem a ligação entre os pilares e as estacas colocadas sob o mar.
Continua depois da publicidade
O contrato com a empresa que vai fazer o laudo foi assinado nesta terça-feira (7), e a ordem de serviço também prevê o projeto de recuperação dos blocos, que terá 90 dias de prazo para conclusão. O custo de todos os estudos e projetos é de R$ 762,9 mil, e o contrato foi feito por meio de dispensa de licitação — o governo entendeu que necessitava de uma análise rápida e não podia esperar os trâmites de um processo tradicional.
De acordo com o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, a escolha de uma solução dependerá da análise de alguns critérios. O governo vai avaliar a questão financeira, técnica e também o impacto no tráfego das pontes. Só então irá definir a maneira de reformar os blocos e lançar a licitação para a obra.
O estudo específico para avaliar os eixos de sustentação das pontes virou uma necessidade durante as obras de reforma nas pontes. Segundo os engenheiros, foi percebida a aceleração da deterioração das estruturas desde o levantamento feito em 2015.
Continua depois da publicidade