A Polícia Militar Ambiental definiu o valor da multa por danos ambientais causados pelo descarrilamento de um trem carregado de soja, em São Bento do Sul, há duas semanas. Parte do óleo dos vagões e locomotivas contaminou o rio Vermelho.

Continua depois da publicidade

A empresa responsável pelo transporte ferroviário, a América Latina Logística (ALL), terá de pagar R$ 700 mil. A ALL tem 20 dias para recorrer da decisão.

A empresa ferroviária responderá a dois processos: um administrativo, que prevê a multa de R$ 700 mil; e outro penal, movido pelo Ministério Público de Santa Catarina. O MP pode firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), para cobrar medidas de prevenção de acidentes.

No dia 19 de julho, um trem com 27 vagões e oito locomotivas descarrilou na Área de Proteção Ambiental Rio Vermelho – Humbold. O óleo contaminou as águas do rio Vermelho. Uma análise realizada por um laboratório de Timbó confirmou que o óleo diesel contaminou o rio. Grãos de soja também foram encontrados nas águas e nas margens do manancial.

Continua depois da publicidade

Cerca de cem homens contratados pela ALL ainda trabalham no local do acidente, na localidade de Rio Natal. Um caminhão de sucção já retirou aproximadamente 40 mil litros de óleo e água. Dois guindastes e duas escavadeiras hidráulicas retiram as locomotivas da água.

A reportagem de “A Notícia” entrou em contato com a empresa ALL, que deve se manifestar nas próximas horas.