Economizar, reduzir gastos e otimizar os rendimentos são conceitos em evidência tanto para trabalhadores quanto empresas neste período de estagnação econômica provocada pela crise sanitária da pandemia. Aliado aos reflexos econômicos atuais está a insegurança com as bruscas mudanças climáticas, principalmente após a ocorrência de tornados e ciclones no sul do País. Os fenômenos atmosféricos alertam sobre a importância da preservação ambiental.

Continua depois da publicidade

Para atender esses dois anseios a empresa Global Energia Solar, de Xaxim no Oeste catarinense, lançará neste segundo semestre de 2020 uma nova proposta de serviço – locação de sistemas fotovoltaicos.

— A empresa atua no segmento de energia renovável, que além de ser uma opção econômica aos consumidores caminha junto com a sustentabilidade. Então, neste momento de crise mundial compreendemos que os clientes continuariam com a intenção de economizar em seus gastos fixos, a exemplo da energia elétrica, porém sem investir no valor para aquisição do sistema fotovoltaico — explica o sócio-administrador, Israel Alves Pereira.

As linhas de crédito para investimento em energias renováveis, segundo o empresário, estão cada vez mais atrativas. Contudo, a tendência das pessoas é reprogramar seus recursos para contenção dos reflexos da crise econômica ou como medida de segurança para outras situações adversas.

— Tentamos solucionar esta ‘dor’, identificada por meio das interações dos entrevistados dentro do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), com a locação de sistemas fotovoltaicos. Desta forma, o consumidor terá acesso aos benefícios da energia solar, sem perder seus atuais confortos — argumenta Pereira ao antecipar que a empresa tem alguns sistemas de locação em teste e que as expectativas são positivas quanto aos resultados financeiros.

Continua depois da publicidade

Conforme Pereira, antes de iniciar a implantação da nova proposta ocorreu a validação pela ferramenta MVP, disponibilizada pelo projeto.

— Em uma das perguntas sobre o mercado promissor o resultado revelou a ideia como 100% positiva. Sabemos que em um momento de crise a palavra economia é a mais lembrada. Desta forma, energia solar não deixará de ser um segmento de ascensão no mercado atual e futuro, sem considerar o retorno que esse investimento proporciona — reforça.

PROJETO ALI

A empresa optou em participar do Projeto ALI depois de conhecer a metodologia de Gestão da Inovação, que visa possibilitar que uma pequena empresa possa gerar inovações bem-sucedidas, de maneira sistemática. Também considerou o auxílio, as ferramentas e a metodologia disponibilizadas para implantar e validar a proposta no segmento para atingir as expectativas.

— Avaliamos a iniciativa como 100% de aproveitamento e fundamental para empresas que desejam implantar novas alternativas. Uma excelente opção de desenvolvimento empresarial — enfatiza.

Continua depois da publicidade

O foco do Projeto ALI é incentivar ações de inovação e tecnologia nas empresas visando a sustentabilidade e o aumento da competitividade dos negócios. Desenvolvido pelo Sebrae e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) oferece acompanhamento in loco com monitoria customizada para implantação de iniciativas inovadoras e soluções de acordo com a necessidade da empresa.

— O intuito é promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa e personalizada que gera impacto direto na gestão da inovação, na melhoria de produtos/processos e na identificação de novos mercados — explica a analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf.

GLOBAL ENERGIA SOLAR

A empresa trabalha com energias renováveis há um ano e cinco meses e tem projetos instalados em quatro Estados brasileiros. Oferece acompanhamento em todas as fases de execução do projeto e garante a qualidade dos serviços por meio de profissionais e mão de obra especializada.

Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Continua depois da publicidade