A Ogochi, empresa de do ramo de vestuário sediada em São Carlos, no Oeste de Santa Catarina, comunicou nesta quarta-feira a demissão de 30% do seu quadro de funcionários, além de férias coletivas para parte dos colaboradores. A empresa não dá números, mas há informações de que a empresa teria mais de 1,3 mil funcionários, o que daria aproximadamente 400 demissões.
Continua depois da publicidade
Em redes sociais circularam áudios de funcionários afirmando que pessoas saíram chorando da empresa.
A Ogochi divulgou um comunicado em que justiça as demissões como forma de equilibrar a empresa e conseguir honrar os compromissos diante dos impactos do coronavírus:
“Com o varejo nacional fechado tivemos muitos cancelamentos de pedidos, prorrogação de pagamentos e aumento da inadimplência, afetando profundamente o fluxo de caixa da empresa”, diz um trecho da nota.
Continua depois da publicidade
A empresa, que vinha crescendo 30% ao ano e pretendia repetir o desempenho em 2020, informou que pretende recontratar as pessoas quando a situação estiver normalizada.
A Ogochi tem 30 anos de atividades e oito unidades fabris, em São Carlos, Águas de Chapecó, Planalto Alegre, Caxambu do Sul, Saltinho. Produzia mais de quatro milhões de peças de roupa por ano.
Veja em mapa o avanço do coronavírus em SC
O prefeito de São Carlos, Rudi Sander, está bastante preocupado e até convocou uma reunião de secretariado para avaliar a situação. A Ogochi é a maior empresa do município.
O vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Waldemar Schmitz, disse que mais demissões devem ocorrer.
Continua depois da publicidade
– Certamente terão outras também. Ninguém consegue ficar parado, sem produzir. Infelizmente. Precisa unir saúde com trabalho. Acho que precisamos voltar ao trabalho, tomando precauções de saúde, mantendo o isolamento de pessoas de risco e idosos. Saúde e economia juntos, pra não morrer mais gente de fome do que do vírus.