A empresa que começou com a dor de dente de seu fundador agora detém 80% do mercado nacional de clareadores dentais e é líder no segmento em alguns países do exterior. Com a ajuda de dois professores da UFSC, para criação da fórmula química e testes do produto, o químico Friedrich Mittelstadt lançou no mercado o primeiro clareador dental produzido no país e fundou três anos depois, em 1996, a FGM Produtos Odontológicos.
Continua depois da publicidade
Hoje com 200 funcionários trabalhando na fábrica e outros 60 distribuídos pelo Brasil e por outros países, a empresa de Joinville se prepara para inaugurar uma nova fábrica em 2014, anexa à primeira, desta vez para produção de implantes. A diretora administrativa da empresa, Bianca Mittelstadt, conta que os produtos estão passando por testes na Universidade de Nova York e na de Paris. Para ela, um dos motivos para que o negócio desse certo foi a constante parceria com pesquisadores da área odontológica.
– Aprendemos com professores, ouvimos o mercado, inovamos no design das embalagens e isso chamou atenção muitos países – acrescenta.
Para ter sucesso no exterior é fundamental buscar apoio de outros países
Continua depois da publicidade
Para o diretor de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ricardo Santana, a catarinense é referência no segmento em que atua porque cumpriu algumas etapas necessárias para ter sucesso no exterior: consolidou-se no mercado nacional sem deixar de estudar comercialmente outros países.
Neste processo, a busca de parcerias internacionais, a exemplo de universidades, facilita na aceitação do produto estrangeiro. Santana ressalta que oito empresas de SC estão associadas à agência no setor de saúde e a metade delas já exporta.
– A exportação está presente em todos os segmentos comerciais. Se as empresas não exportam, ao menos têm de estar prontas para competir com os produtos internacionais, porque o Brasil é um grande mercado de consumo doméstico.
Continua depois da publicidade