A tecnologia é fantástica, não é? A catarinense AQTech desenvolveu tecnologia que, por meio de inteligência artificial e machine learning, consegue prever quando sensores de energia hidráulica e eólica podem dar defeito.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Assim, viu seu faturamento aumentar 15 vezes em quatro anos. A AQTech, que é parceira da UFSC, tem entre os clientes gente grande como a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e a Usina Santo Antônio.
Nanossatélite e robô para tarefas arriscadas
Os Institutos Senai de Inovação de Santa Catarina são os vencedores da 1ª edição do Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital 2020, na categoria Inovação Aberta Tecnológica. No total, foram 39 projetos em 2020, que mobilizaram aproximadamente R$ 100 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&
D+I)). O prêmio é um reconhecimento da organização a empresas, academias, startups e instituições que se destacaram em inovação digital em 2020 em Santa Catarina e no Espírito Santo.
Continua depois da publicidade
> Machine Learning e Deep Learning: entenda a diferença
Entre os projetos, se destacam robôs que fazem atividades industriais perigosas para humanos, como o equipamento para as pinturas externas da plataformas marítimas da Petrobras e até mesmo um nanossatélite.
Leia também
SC tem 22 equipamentos israelenses que ajudaram a resolver caso Henry
Tendências Tecnológicas: a chave para a construção do futuro
Florianópolis tem oito finalistas no Prêmio Inovação Catarinense; saiba quem são