*Por Thiago Toscani / Vanessa Moltini

Em tempos de pandemia e de isolamento social, a Robomind, uma empresa de Blumenau, no Vale do Itajaí, especializada em educação tecnológica para escolas, encontrou uma forma de unir a família e ainda proporcionar aprendizado e desenvolvimento das crianças.

Continua depois da publicidade

A iniciativa envolveu a criação de uma websérie chamada “Six Blocks”, que reúne 12 vídeos na primeira temporada. O nome do projeto faz alusão à proposta, já que nas atividades são usados apenas seis blocos de encaixe. A ideia é testar as habilidades dos alunos e dos pais por meio de atividades que ensinam e divertem.

O conteúdo dos vídeos é o mesmo usado pela Lego, famosa pelos brinquedos com blocos de encaixe. O desafio da empresa catarinense começou com a tradução das informações para o português e depois apostaram nas animações. Foram três semanas de trabalho até o primeiro episódio ficar pronto. Todo o conteúdo pode ser acessado de forma gratuita.

– Quando iniciou o processo de isolamento social nós percebemos a necessidade de levar uma atividade para as famílias, uma atividade que tivesse um cunho pedagógico, mas que ao mesmo tempo fosse uma atividade divertida e que toda família pudesse realizar em casa – explica o diretor da Robomind, André Sala.

Continua depois da publicidade

Para cumprir os desafios, a criança não precisa necessariamente ter o brinquedo de encaixe. Pode usar a criatividade também, optando por papel ou bloquinhos de madeira. O importante é desenvolver habilidades, como o raciocínio lógico e a capacidade de solucionar problemas.

– Projetos nesse sentido trazem cada vez mais credibilidade ao ensino, porque nesse momento, mesmo em pandemia, o ensino não pode parar – explica a diretora.

FAM pede ajuda para existir em 2020

O FAM, um dos 15 festivais mais antigos do Brasil, conta com a ajuda do público para ver sua edição 2020 sair do papel. Este ano, o Festival foi planejado em formato “Híbrido” – on-line e presencial, principalmente em tempo real – em plataforma digital, sessão de cinema, debates com realizadores, ações do mercado de coprodução, formação profissional e se os protocolos de saúde permitirem, projeções ao ar livre, de 24 a 30 de setembro.

> Empresa de Florianópolis avança no exterior com automação para agricultura

E, em situação crítica, o FAM precisa da colaboração de todos para acontecer. Conheça a campanha #SomosTodosFAMdeCinema no site.

Continua depois da publicidade