O consultor do Sebrae Fabiano Debrassi foi definitivo em sua avaliação: “a evolução da loja Trava Forte, de Nova Trento, foi surpreendente. Diferente do que acontece em outras consultorias, a empresa melhorou muito rápido. Vejo que eles estão preparados para abrir uma filial.”
Continua depois da publicidade
Fabiano destacou o potencial que muitas empresas têm para mudar, sem que ninguém precise recomendar para que elas façam isso. É o caso da loja de Robson Boso, de 27 anos, de Nova Trento.
O empurrãozinho do Sebrae foi suficiente para que o atual sonho de Robson como empresário se aproximasse da realidade. Robson aprendeu que só precisa de independência gerencial para conseguir abrir uma filial da Trava Forte em outro município de SC. Agora, o empresário tem se dedicado mais ao planejamento estratégico da empresa, enquanto a sua funcionária ganha autonomia na loja.
O dono da casa especializada em fechaduras já pesquisou preços de aluguéis de salas comerciais na cidade em que pretende abrir a filial, assim como já levantou quatro novas marcas de produtos para vender na loja, seguindo as recomendações do consultor de especializar o negócio.
Ao mesmo tempo, o empresário organizou todo o estoque da Trava Forte, separando e etiquetando produto por produto. A iniciativa, que não custou nada, acabou facilitando muito o trabalho da funcionária Regiéli Dayse Battisti, de 19 anos.
Continua depois da publicidade
Primeira loja deve ter autonomia
Fabiano lembra que, para ter duas lojas, é preciso que a primeira caminhe com as próprias pernas. Segundo ele, Robson entendeu que a capacitação da funcionária – e a contratação de mais pessoal – além do incentivo pela remuneração serão capazes de gerar esta autonomia necessária. O patrimônio da empresa, como explicou o consultor, também segue uma linha crescente, o que irá viabilizar a abertura da filial.
Para Robson, a parte mais complicada das mudanças foi criar um novo nome para a loja, que de Casa das Fechaduras e Ferragens passou para Trava Forte. Segundo ele, foi difícil abandonar uma identidade que seguiu com a empresa por cinco anos. Por outro lado, acredita que todas as modificações já estão valendo a pena.
Veja o que a empresa conseguiu cumprir do que foi sugerido pelo consultor
Investir em diferenciação
Na visão do consultor Fabiano Debrassi, Robson Boso só conseguiria expandir o seu negócio se adquirisse uma gama de novos produtos do segmento e se tornasse referência. O empresário concordou com a análise e decidiu trabalhar com mais duas marcas de fechaduras e outras duas novas de puxadores. Ele ainda não levou os produtos para a loja, mas já fez contatos com novos fornecedores para ampliar a gama atual de mercadorias.
Fortalecer a marca
O empresário resolveu o problema de falta de identidade visual da empresa. A Casa das Fechaduras e Ferragens até ganhou um novo nome: Trava Forte. Todos os materiais de divulgação da empresa – do letreiro até a placa de localização, o balcão de atendimento e o site – ganharam um novo e padronizado logo. Robson gastou aproximadamente R$ 1 mil nas mudanças, o que ele considera ser muito pouco perto do benefício que a empresa ganhou.
Continua depois da publicidade
Otimizar o espaço
Na área central da loja, que estava vazia, Robson colocou uma estante com alguns dos melhores produtos em exposição. O empresário também organizou todo o estoque, separando e etiquetando as mercadorias e realocando os acessórios que estavam no chão. A organização facilitou o trabalho da funcionária, contribuindo para a sua autonomia na loja. Assim, Robson poderá se dedicar para a primeira filial da Trava Forte.
Explorar as informações financeiras
O consultor aconselhou o jovem empreendedor a descobrir a origem dos picos de faturamento no ano e investir na relação com os clientes responsáveis por esses picos. Robson, por outro lado, entendeu que não havia um padrão no aumento das vendas, e que os picos de faturamento eram esporádicos. Por isso, ele preferiu não fazer uma análise aprofundadas dos gráficos financeiros que o consultor ajudou o empresário a montar.
Pensar no planejamento estratégico
Fabiano Debrassi identificou que Robson precisava destinar mais energia para o planejamento estratégico da empresa do que para o operacional de todo dia. Robson, então, começou a investigar com antecedência o mercado do município onde pretende abrir uma filial no futuro. Ele preferiu não revelar a cidade, mas disse que já sondou preços de aluguéis de salas comerciais. Depois, ele pretende fazer uma pesquisa de mercado no município.