Prestes a completar cinco anos, a Delimite, microempresa de Joinville especializada na instalação de redes e telas de proteção, se prepara para encarar uma das fases mais desafiadoras para todo pequeno negócio: a expansão das atividades. Os sócios Elias Godinho e Egbert Blank sempre acreditaram que o ideal seria ampliar a atuação para municípios vizinhos. Mas decidiram mudar os planos.
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Depois de receberem orientações do consultor do Sebrae-SC Daniel Keller Alvez, os empreendedores se deram conta de que a expansão para outras cidades demandaria a abertura de escritórios e a contratação de mais pessoal, o que aumentaria os custos da operação. Outro fator que poderia barrar os planos é a dificuldade em encontrar mão de obra especializada neste nicho.
A solução, no entanto, foi buscar a consolidação do negócio na cidade em que está instalada e onde ainda há muito espaço para crescer. Pesquisas indicaram o potencial do crescimento imobiliário da cidade, motivado, entre outros fatores, pela nova Lei de Ordenamento Territorial (LOT). Além disso, além de janelas e sacadas, principal alvo das redes de proteção, os sócios perceberam que o produto poderia ser útil para impedir fuga de animais domésticos.
Mostruário e novas parcerias
Uma das orientações que os sócios da empresa joinvilense receberam foi a confecção de um mostruário, que deve ficar pronto na próxima semana. Agora, em vez de abrirem uma série de lojas, Godinho e Blank buscam parceiros que funcionem como promotores de seus produtos.
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-Estamos conversando com pet shops, vidraçarias e lojas de decoração, estabelecimentos onde vamos expor nossa linha-, conta Godinho.
Assim como os sócios da Delimite, o microempreendedor individual Maicon Malheiros, da Kid Balão, empresa de decoração para festas de Porto Belo, planejava expandir o negócio. Logo no início do programa, há cerca de dois meses, Malheiros iniciou a construção de um espaço próprio para a confecção e montagem da decoração.
-Sentíamos necessidade de criar esse espaço porque os materiais ficavam espalhados por todo canto. Agora, eu e minha esposa produzimos tudo nesse ambiente, que já está pronto-, diz o empreendedor.
A Kid Balão também vai ganhar um mostruário e terá um pequeno showroom para expor os produtos para os clientes.
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Ambos os casos ilustram uma situação comum à maioria dos empreendedores de primeira viagem. O consultor Daniel Alvez explica que muitas empresas desse porte têm dificuldades em definir onde querem chegar. Antes de dar qualquer passo, ele recomenda dimensionar o tamanho do mercado a ser explorado, avaliar o potencial do negócio e analisar o perfil dos possíveis clientes.
Dicas do consultor
– Todas as empresas querem crescer, mas a maioria, principalmente as que estão começando, não sabe ou não consegue quantificar isso em números. Essa definição inicial, conta Alvez, é essencial para nortear os planos de expansão.
– Antes de desenvolver qualquer tipo de ação, é preciso dimensionar o tamanho do mercado a ser explorado. Além disso, a empresa deve concentrar sua atenção naquilo que tem de melhor (o produto, a venda ou a prestação do serviço). O bom atendimento também faz diferença na hora de expandir.
– O empreendedor deve avaliar o potencial do negócio, compará-lo com o que o mercado já oferece e identificar e analisar o perfil dos possíveis clientes.
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*Colaborou Janaina Cavalli