Um banheiro em que você entra e a luz acende automaticamente, o espelho mostra as horas, previsão do tempo e notícias importantes, o sanitário esquenta para proporcionar mais conforto e a descarga é acionada automaticamente assim que você levanta. Na hora de tomar um banho, um comando por voz aciona o chuveiro e a temperatura e vazão da água são ajustados de forma automática enquanto um aquecedor esquenta a toalha de banho. Parece cena de filme futurista, mas é como uma tradicional indústria de Joinville imagina o futuro, que pode nem estar tão longe assim.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A Docol, com sede na região de Pirabeiraba em Joinville, lançou esta semana o Flow, centro de inovação focado em desenvolver produtos tecnológicos para o dia a dia. Maior exportadora de metais sanitários do Brasil e uma das principais empresas do setor, a companhia está aumentando o investimento em inovação e apresentou em primeira mão na segunda-feira (7) o conceito de “ecossistema”, criando uma espécie de banheiro inteligente em que todos os utensílios são conectados.
— É um ambiente completo que a gente pretende lançar. A inteligência não está só nos produtos separados, mas em conectar tudo isso. A gente enxerga a inovação além da forma, de agregar 1001 funções no produto, a gente começa a entender que é uma pegada de rotina, de os produtos entenderem o momento que você está na vida — aponta Victor Henrique Fagundes, gerente de Inovação da Docol.

O projeto completo do ecossistema ainda não tem data para chegar ao mercado e aos banheiros de consumidores pelo Brasil, mas é algo que a Docol enxerga como uma realidade para os próximos anos. O que já estará à venda nas próximas semanas é o primeiro lançamento dessa nova fase da empresa, uma torneira inteligente acionada por comando de voz.
Continua depois da publicidade
Chamada de “DocVox”, a torneira é ligada a um sistema de controle por voz e responde aos comandos para abrir e fechar. O produto, que já havia sido apresentado em uma feira do setor, deve começar a ser vendido neste mês de agosto. Voltada inicialmente ao público de alta renda, a torneira já está sendo também apresentada a arquitetos para projetos de casas conectadas.
Leia também
Qual o futuro da proposta da rodovia paralela à BR-101
Joinville tem proposta para rotatória em forma de gota
Entenda o que é o Drex e qual a diferença entre o real digital e o Pix