Enquanto buscam a consolidação, os sócios Elias Godinho e Egbert Blank já planejam o futuro da Delimite, empresa de Joinville especializada na instalação de redes para proteção de janelas e sacadas: aumentar o quadro de funcionários e abrir filiais em outras cidades. Caberá a uma consultoria do Sebrae apontar o caminho para atingir este objetivo.
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A Delimite foi uma das três empresas vencedoras (as outras foram a Kid Balão Festas Infantis, de Porto Belo, e a Master Papa, de Florianópolis) da terceira edição do Programa Eu Empresário, iniciativa do Sebrae que estimula micro e pequenas empresas e empreendedores individuais (MEI) a investirem no negócio para se manterem competitivos. Todas têm em comum a dificuldade em gerir o negócio, seja na área financeira ou na expansão.
O gerente de comunicação e marketing do Sebrae-SC, Spyros Diamantaras, comenta que as empresas vencedoras não têm um problema único, mas várias dificuldades que coincidem com as de milhares de empreendedores. Elas cumprem os requisitos identificados pela instituição como critério para serem selecionadas: negócios comuns e com problemas que possam servir de espelho para as mais de 40 mil empresas que existem em SC.
No caso da Delimite, a consultoria vai ajudar a empresa a analisar se a expansão para outras cidades é viável ou não. Potencial existe. Graças ao boom da construção civil, as redes de proteção para janelas e sacadas já representam de 80% a 85% do volume de serviços prestados – há também redes para piscinas e quadras esportivas, telas de mosquiteiro e projetos industriais.
– Nós atuamos num nicho muito específico e que exige alta qualificação porque estamos lidando com a segurança principalmente de crianças – diz Godinho.
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Terceira edição do programa tem recorde de participantes
Das três edições do Programa Eu Empresário, a deste ano foi a que contemplou o maior número de empresas interessadas em ganhar 20 horas de consultoria do Sebrae-SC e a que teve a melhor qualidade das histórias.
Segundo Spyros Diamantaras, do Sebrae, os problemas das empresas foram bem detectados. Os empreendedores, em contrapartida, perceberam que a qualidade do trabalho exercido no dia a dia tem de ser desdobrada em algumas oportunidades que surgem, como a participação no programa.
– Eles fizeram um autodiagnóstico das empresas e nos relataram informações bem-estruturadas sobre o que realizam e o que precisam melhorar para permanecer no mercado – avalia.
Perfil: Delimite
O que faz: instalação de redes de proteção e telas mosquiteiras para residências, indústrias e quadras de esportes.
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Cidade: Joinville.
Funcionários: 4.
Tempo no mercado: 4 anos.
Maior dificuldade: de acordo com o sócio Elias Godinho, três são as dificuldades principais. Primeiro, planejar a expansão da empresa para outras cidades. Depois, saber como controlar o estoque e as vendas nas filiais, sem estar gerenciando as lojas de perto. A empresa precisa também de uma estratégia para encontrar profissionais qualificados no mercado, tornar a empresa atrativa para eles (mesmo que oferecendo um salário menor que o das grandes indústrias) e, então, reter esses funcionários.
*Colaboraram Claudia Nunes e Janaina Cavalli