Comentaristas de futebol costumam gerar polêmica entre os torcedores. Em época de Copa do Mundo, esse sentimento é potencializado. Mas a Animaking, empresa incubada no Sapiens Parque, em Florianópolis, promete acabar com o impasse. Ela desenvolveu o software de animação que dá vida ao Beto, personagem comentarista da galera. Ou seja, ele comenta de forma bem humorada as partidas da seleção brasileira e interage com os torcedores conectados.

Continua depois da publicidade

O Beto entrou em ação pela primeira vez no amistoso do Brasil contra Portugal, em setembro. E voltará às telas de computadores, smartphones e tablets nos dois jogos da seleção brasileira em novembro.

O programa foi desenvolvido pela Animaking a pedido da operadora de telefonia Vivo, em parceria com a agência Wunderman. De acordo com Paolo Conti, diretor da Animaking, o software, que foi criado em três meses, é um conjunto de ferramentas de animação em tempo real que cobrem uma série de movimentos e expressões do personagem.

– Ele mistura disciplinas de animação com disciplinas de tecnologia e games. O animador usa esses controles para dar vida ao personagem, controlando seus movimentos, expressões, fala ou corte de câmera.

Dessa forma, segundo ele, para uma fala de um minuto, o processo que envolve a criação do texto do comentário, gravação da voz do personagem, animação, empacotamento e upload consome menos do que 10 minutos. O diretor afirma que a ferramenta é inédita e é uma inovação não só no Brasil, mas no mundo.

Continua depois da publicidade

Além disso, Beto interage com o torcedor conectado. Ele acompanha todos os comentários publicados no portal Eu Vivo Esporte, no Facebook ou no Twitter com a hashtag #comentaaí e elege alguns para citar.

Para acompanhar o Beto nas partidas, acesse o site.

>>>Sapiens Parque

Parque concebido para ser referência em inovação, pesquisa, tecnologia e sustentabilidade

O empreendimento deverá alavancar investimentos na ordem de R$ 2,43 bilhão, incluindo terreno, infraestrutura e prédios, gerando cerca de 27 mil empregos diretos e 33 mil indiretos nos próximos 10 anos