A empresa de material plástico Canguru Embalagens, anunciou ontem para seus funcionárioes que está fechando a produção da unidade de Chapecó. Com isso 100 funcionários ficaram desempregados.

Continua depois da publicidade

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Chapecó, Vilson Silveira, lamentou o fechamento da unidade que chegou a fabricar 250 toneladas de embalagens por mês e empregar 240 pessoas no auge. Nos últimos cinco anos começaram dificuldades financeiras que se agravaram nos últimos 12 meses. A produção estava em 10% da capacidade.

Houve negociação para pagamento parcelado das rescisões entre quatro e 21 meses.

Embora o Oeste pareça ter sido menos atingido pela crise nacional o cenário também é de preocupação. Na Associação Comercial e Industrial de Chapecó há registro de algumas baixas de pequenos negócios que encerraram a atividades.

Saldo de emprego foi positivo nos primeiros quatro meses

Continua depois da publicidade

Apesar da má notícia da Canguru o secretário de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Diógenes Lang, disse que o cenário é melhor do que no ano passado. Ele considera que há fechamentos pontuais mas o Cadastro Geral de Empregos (Caged) aponta para saldo positivo tanto em maio quanto no primeiro quadrimestre do ano.

Em maio Chapecó teve saldo de 150 empregos, puxado pela indústria de transformação, enquanto Santa Catarina fechou 2.772 vagas. No quadrimestre o saldo é positivo, de 974 vagas em Chapecó e 5657 em Santa Catarina.