A empresa francesa de cartografia Bottin denunciou o serviço de vizualização de mapas Google Maps por concorrência desleal e abuso de posição dominante, confirmou o presidente da Bottin, Michel Mani. O serviço de mapas da Google oferece serviços gratuitos de cartografia, sem anúncios publicitários.

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A primeira audiência da causa, na qual a Bottin pede 500 mil euros em danos e prejuízos, acontecerá em 16 de outubro.

Segundo Mani, esse modelo “não respeita as regras do jogo” e transforma a Google em um “depredador” que pretende “abusar de sua posição dominante” para deslocar as outras empresas e tomar o segmento de mercado das pequenas e médias empresas. O setor registra um crescimento anual superior a 30%.

A Bottin considera que a empresa americana faz “concorrência desleal”, porque não cobra por seus serviços, para expulsar do mercado concorrentes menores e, após alcançado esse objetivo, ficar com toda a cota publicitária.

A empresa argumenta que, entre 2005 e 2007, a Google ensaiou sua versão de testes, que não incluía publicidade, para desenvolver depois uma aplicação definitiva na qual incluiria anúncios. Mas, desde então, passaram-se dois anos e o Google Maps ainda não fatura com propaganda.

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