Foi divulgada na tarde desta quarta-feira a lista das empresas que a partir de agora vão poder contar com o apoio da Endeavor, a maior organização do mundo de apoio ao empreendedorismo, para crescer e gerar empregos em seus países.
Continua depois da publicidade
Desde segunda-feira desta semana, empresários como Diego Piacentini, vice-presidente global da Amazon e Pedro Arnt, diretor de Finanças do Mercado Livre, além de executivos de fundos de investimento, estão hospedados no Il Campanario, em Jurerê Internacional, onde foi a etapa final do processo seletivo de 21 empresas brasileiras e estrangeiras para a Endeavor.
A única empresa catarinense na final, a Welle Laser, de Florianópolis, foi também a única do seu grupo a entrar na Endeavor por unanimidade de votos entre os avaliadores. Das seis empresas brasileiras concorrentes, uma foi recusada na etapa final, a Lojas KD, de Curitiba. Entre as estrangeiras, quatro não passaram, uma da Grécia, outra do Peru e duas do México.
Confira abaixo o perfil das vencedoras brasileiras e a lista das novas empresas estrangeiras na Endeavor:
Welle Laser (SC)
Continua depois da publicidade
Os gêmeos Rafael e Gabriel Bottós, de 30 anos, gastavam horas hipnotizados pelo equipamento a laser do consultório oftalmológico do seu pai. Na faculdade de engenharia os irmãos fundaram o primeiro laboratório de processamento a laser e se envolveram em um projeto inovador de solda a laser. Esse experimento os inspirou a estudar no Instituto Fraunhofer, em Aachen, na Alemanha, líder em tecnologia laser no mundo. Lá eles foram orientados pelo professor Stefan Kaierle, grande especialista na área, e também tiveram a oportunidade de aprender muito enquanto trabalharam na Rolls-Royce e Audi com máquinas de corte e solda de alta potência. Em 2008, os irmãos retornaram ao Brasil e começaram sua própria empresa, a Welle, que já recebeu investimento do Fundo Criatec e foi apoiada pela incubadora CELTA. A Welle manufatura máquinas e equipamentos a laser de maior precisão e durabilidade para marcação, gravação, micro usinagem, limpeza e soldagem. Ela atende a indústria metalmecânica, automobilística, de linha branca, naval, e empresas na área de petróleo, joias, ou que trabalham com polímeros, como tecidos e metais em geral. Com seis anos de existência, a Welle já é líder brasileira de tecnologia a laser com clientes como Whirlpool, Bosch, Tramontina e Weg.
Confiance Medical (RJ)
Guarany Guimarães e Cristiano Braga eram revendedores de equipamentos médicos e Fernando Magero era técnico na mesma empresa. Em 2002, os três decidiram unir forças para fundar a Confiance Medical, que, durante quatro anos, fazia a revenda e manutenção de equipamentos. Bruno Braga foi contratado como estagiário, e evoluiu até se tornar sócio. Logo perceberam que poderiam construir seus próprios equipamentos, com alta qualidade e menor custo, além de prover uma assistência técnica mais competente. Hoje, a empresa produz, vende e aluga equipamentos de videolaparoscopia com qualidade equivalente aos mais modernos equipamentos médicos mundiais, oferecendo serviços de pós-venda diferenciados a preços competitivos. A Confiance torna possível a democratização do uso da tecnologia da videolaparoscopia no sistema de saúde brasileiro, permitindo economia no uso de recursos dos hospitais e reduzindo o tempo de recuperação do paciente no pós-cirurgico.
Grupo RPH (RS)
Rafael Madke nasceu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e graduou-se em Farmácia na UFRGS em 1996. Trabalhou no departamento de Radiofármacos do Hospital Moinhos de Vento, onde conheceu o médico Osvaldo Estrela, que tornou-se seu mentor e o convidou a desenvolver o departamento de medicina nuclear do Hospital Santa Casa. Nas últimas décadas, o setor foi controlado pelo governo, o que causou ineficácia em relação a outros países. Trabalhar com a área da saúde requer diagnósticos e tratamentos com desempenho e qualidade. Rafael identificou esses problemas do setor no Brasil e fundou a RPH, que oferece aos profissionais da saúde radiofármacos para diagnósticos por imagem com alta tecnologia e inovação.
Toys Talk (MG)
O mineiro Marco Carvalho e o venezuelano Ivan Zorn se conheceram na China, ao abraçarem oportunidades de negócios no Oriente. Tornaram-se sócios em um escritório para importar produtos brasileiros, depois mudaram a empresa para negociar lâmpadas, mas foi no mercado de brinquedos que encontraram a grande oportunidade. Depois de dez anos na China, eles fizeram o caminho inverso de grande parte dos empreendedores e voltaram ao Brasil para empreender novamente. Ele criaram a Toys Talk, que hoje tem alcance global, com vendas em mais de 20 países, e atua com entretenimento infantil, focando na criação e comercialização de brinquedos de alta tecnologia atrelados a um forte conteúdo próprio. Tem como missão inovar o brincar e por isso a empresa é referência na utilização de tecnologias de comando de voz, RFID, realidade aumentada, reconhecimento por toque e rádio controle para dar vida aos seus produtos, permitindo-os contarem suas histórias e tornarem-se os melhores amigos das crianças. Para 2014, a empresa prepara a entrada no mercado com sua marca própria e foco em Smart Toys, brinquedos capazes de interagir com smartphones e tablets.
Continua depois da publicidade
Star Think Uniforms (SP)
Sergio Bertucci e Milena Satyro Bertucci são apaixonados por moda, publicidade e inovação. Para unir a paixão ao trabalho, criaram, em 2005, a Star Think Uniforms, uma empresa que oferece aos clientes uniformes com design e estilo diferenciados. Para eles, o uniforme de qualidade, além de ser um posicionamento da marca, deve ser bonito e confortável para que os funcionários se sintam bem em vesti-los. Com prazos de entrega rápidos e preços competitivos, a Star atua em três principais segmentos: uniformes de linha de frente para o varejo, uniformes médicos e uniformes promocionais para campanhas no PDV. Todos os produtos são confeccionados usando tecidos diferenciados e padrões de costura, tingimento e estampas da indústria de moda, o que garante maior qualidade e durabilidade às peças.
As estrangeiras selecionadas:
Agua Imaculada (México)
Eco-logica (Chile)
Oasis Collections (Argentina)
AdviseMe Tech (Uruguai)
Groncol (Colômbia)
Campo Vivo (México)
Leap Factor (Estados Unidos)
Savant (Argentina)
Wi Group (África do Sul)
Urbano Design (Chile)
Money Market (Grécia)