Considerado um dos segmentos mais concorridos do setor terciário, a gestão de bares e restaurantes requer versatilidade, inovação e comprometimento constantes – não somente do empreendedor, mas da equipe como um todo. Planejamento estratégico e capacidade de agir em situações de estresse estão entre os principais desafios do gestor. Mas, entre os pontos que requerem ainda maior atenção, está o engajamento dos funcionários.

Continua depois da publicidade

Para aumentar a satisfação do cliente, quem vai preparar os alimentos, tornar o ambiente limpo e realizar o atendimento precisa ser atencioso e motivado diariamente. No entanto, encontrar profissionais capacitados e focados no ambiente de trabalho tende a ser problemático – e a rotatividade nesse segmento costuma incomodar e atrapalhar a rotina.

Era o caso do restaurante Soka, localizado em Chapecó, na região Oeste do Estado. O restaurante oferece café, almoço ou jantar, com opções de buffet, lanches e delivery. Um dos problemas vivenciados pelo estabelecimento, segundo o proprietário Edson Antonio Flores, era a alta rotatividade dos colaboradores.  Após participar de uma capacitação em consultoria voltada a empresas de pequeno e médio porte, o restaurante conseguiu diminuir a rotatividade dos funcionários em 80%.

Restaurante Soka, localizado em Chapecó, na região Oeste do Estado (Foto: Divulgação)

Com a conquista, agora, a principal meta é abrir outra unidade do restaurante na região. Flores afirma que com uma mudança no alinhamento, a equipe está focada e o restaurante também não possui mais problemas com faltas. No ano passado, o treinamento de engajamento com o quadro de funcionários possibilitou tirar do papel o planejamento que ele tinha para o restaurante.

— Conseguimos fazer o organograma de toda equipe, com cargos, funções e salários apresentados para os colaboradores. Hoje, quando contratamos, mostramos ao funcionário o setor, as obrigações e o cargo dele, podendo ser valorizado posteriormente de acordo com esse organograma. Isso nos ajudou muito na motivação da equipe e conseguimos filtrar bastante e melhorar muito o time.

Continua depois da publicidade

Segundo o proprietário, a orientação foi necessária para melhorar o ambiente de trabalho, assim como o engajamento da equipe.

—  Ao passar uma segurança para o colaborador sobre a organização, como é hierarquia, reforçando o respeito entre todos, mostrando com quem lida em cada setor e função, mudou muito o engajamento, que era um problema frequente – completa.

Capacitação em foco

Com uma equipe com maior qualificação e em busca de novos desafios, com a possibilidade de abertura de novas filiais, o sonho do empreendedor já havia motivado a participação em outras atividades do Sebrae anteriormente. Segundo Flores, uma das capacitações realizadas nos últimos anos era voltada especificamente a bares e restaurantes.

Neste programa, tivemos capacitação em todas as áreas: marketing, financeiro, manipulação de alimentos, atendimento, organização, entre outros. Conseguimos implantar bastante coisa, alteramos a logo da companhia, definimos boas práticas para preparação de alimentação, e passamos a utilizar 100% um sistema automatizado no financeiro, para medir tudo que é gasto e realizar relatórios de forma mais eficiente.

Continua depois da publicidade

Além disso, o restaurante Soka participou do Ali, Agente Local de Inovação. Durante o programa, o atendimento foi voltado à inovação, com foco em criação de pratos diferentes e melhoria nos processos gerenciais. O programa traz acompanhamento personalizado e gratuito voltado a micro e pequenas empresas, ajudando na inovação dos produtos, serviços e processos, incluindo práticas sustentáveis e tecnológicas nas atividades diárias.

Consultoria especializada em benefício do empresário

O restaurante Soka contou com treinamento técnico do Sebrae visando auxiliar o empreendimento em uma questão chave no momento da procura: a definição de regras, metas e valores para o time, assim como o aprimoramento da gestão de recursos humanos e do negócio como um todo.

Para Arildo Metzger Jacóbus, analista técnico do Sebrae/SC, os empreendedores devem reconhecer que é sempre possível melhorar os processos, gerando ganhos de eficiência e melhorias no ambiente profissional.

— Vale a pena destacar que, quando um empreendedor possui a percepção de que é preciso buscar capacitação para o desenvolvimento da sua empresa, há um grande ganho, ele já está proativo e pré-disposto a contribuir para que o trabalho flua da melhor forma possível – destaca.

Continua depois da publicidade

Jacóbus conta que a capacitação, no caso do restaurante Soka, foi voltada à melhoria da gestão de pessoas, pois havia a preocupação por parte do empreendedor de que não havia metas de curto, médio e longo prazo bem definidas.

— Isso era essencial para mostrar aos colaboradores a importância de um trabalho adequado às regras para o crescimento em médio e longo prazo. Inicialmente, foi realizada uma reunião com toda a equipe, depois elaborado um organograma para ficar clara a composição do time, e depois feito um trabalho voltado ao plano de cargos e salários, estabelecendo méritos para que todos pudessem ter essa visão clara. Além disso, foi definida a missão, visão e valores da empresa, mostrando a importância não apenas do salário, mas tratando da contribuição dos trabalhadores para o propósito da companhia — relata o analista técnico do Sebrae.

As soluções do Sebrae/SC visam contribuir para o aumento da produtividade. Desta forma, as empresas podem apresentar destaque frente a concorrência, tornando o empreendimento mais competitivo. Com orientações de profissionais especializados, micro e pequenas empresas podem fortalecer os negócios e sair na frente.

Quer otimizar a gestão da sua empresa e garantir melhores resultados? Conte com a ajuda do Sebrae!

Leia também

Continua depois da publicidade

Hospital Seara do Bem amplia estrutura e conta com novo centro cirúrgico tecnológico e centro obstétrico de ponta

Linhas de crédito exclusivas incentivam o empreendedorismo feminino

Contato com a natureza é essencial para a saúde: Conheça os benefícios