Você já ouviu falar sobre “Challenge Coins”, ou, em português, moedas de desafio? Essa tradição é muito comum entre os militares brasileiros, e representa apreciação e mérito em recompensa por um trabalho bem feito. Normalmente, esse tipo de condecoração tem entre quatro a cinco centímetros de diâmetro, e contam com formas e banhos variados. Os desenhos podem conter brasões das organizações, rostos de homenageados, frases ou lemas de uma instituição. A empresa catarinense Tocoin é referência na confecção desses itens, com 10 anos de mercado — o que a torna pioneira no Brasil.

Continua depois da publicidade

A Tocoin oferece moedas personalizadas e medalhas especiais para empresas, Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea) e Forças Auxiliares (Polícia Militar, Civil, Federal, Rodoviária e Bombeiros). A empresa foi uma das responsáveis por trazer cultura das “Challenge Coins” americanas para o Brasil e hoje é a principal responsável por fortalecer essa cultura aqui no país. As moedas possuem um valor sentimental imensurável, e além de marcarem o tempo e a história são ideais para momentos de reconhecimento, lembrança ou comemoração.

Uma história de dez anos

A Tocoin entrou no mercado de challenge coins há dez anos, em 2014, sendo pioneira no mercado brasileiro. Atualmente, a companhia é reconhecida em todo o país, já que oferece um produto diferenciado e inovador no mercado. Ao longo de sua história, já foi responsável pela entrega de mais de 629 mil medalhas, que correspondem a 4.500 projetos únicos.

Criada por um militar e seu filho publicitário, a Tocoin nasceu com o propósito de relembrar boas histórias do passado. Quando o então Sgt. Lima estava na ativa, em 1991, ele foi convocado para participar de uma missão nos Estados Unidos como auxiliar do adido. Lá, ele foi condecorado e presenteado com diversas “Challenge Coins”, presentes que foram entregues ao seu filho Bruno Lima.

Anos depois, ambos se depararam com essas lembranças e identificaram a oportunidade de trazer a cultura americana para o mercado brasileiro. Segundo eles, a proposta foi marcar momentos únicos na vida de militares e civis, que são homenageados através das moedas em troca de serviços de excelência prestados por órgãos militares, públicos ou empresas privadas.

Continua depois da publicidade

Bruno conta que a ideia surgiu ainda na faculdade, durante um projeto de comunicação integrada. Na época, ele começou a estudar sobre os processos de confecção das moedas, o que resultou em dois projetos — uma moeda da agência de publicidade do fundador da Tocoin, e uma moeda do Exército Brasileiro. As duas ficaram marcadas como os primeiros projetos da
empresa.

Um dos principais objetivos da Tocoin é oferecer qualidade, riqueza nos detalhes e acabamento exclusivo em cada projeto, trazendo consigo o mesmo padrão internacional que inspirou a fundação da empresa. Além disso, a companhia foi uma das responsáveis por uma verdadeira popularização do uso das challenge coins no Brasil — já que o símbolo militar é hoje usado por empresas de todos os segmentos.

Até 2025, a empresa pretende entregar mais de um milhão de moedas ao mercado brasileiro e fortelecer a cultura das “Challenge Coins” no mercado privado corporativo.

A Tocoin entrou no mercado de challenge coins há dez anos, em 2014 (Foto: Divulgação)

Estrutura completa

Para atingir o objetivo de oferecer atenção aos detalhes, precisão no acabamento e durabilidade aos seus clientes, a Tocoin conta com uma estrutura dedicada e um time de 20 pessoas. A empresa está em uma localização privilegiada, dividida em dois espaços no coração de Pedra Branca, na cidade de Palhoça (SC) e capaz de atender qualquer demanda no território nacional.

Continua depois da publicidade

Todo o processo, desde a escolha das características, o fechamento do projeto até a confecção das medalhas, é feito por uma equipe especializada, que envolve comercial, criação, produção, processos, comunicação, logística, financeiro, sucesso e recursos humanos.

Como criar a sua “Challenge Coin”

Para criar o projeto de uma moeda personalizada, o primeiro passo é o cliente entrar em contato com a Tocoin para solicitar um orçamento inicial. Durante essa fase, algumas perguntas são feitas para capturar a essência e a identidade visual desejada para a moeda. Isso ajuda a equipe comercial a entender exatamente o que o cliente quer e a oferecer orientações específicas.
Em todo o processo de criação das “Challenge Coins”, o cliente conta com um atendimento especializado e totalmente humanizado. Isso facilita a comunicação e garante que todas as dúvidas sejam esclarecidas de forma clara e eficiente.

Com as informações iniciais em mãos, o consultor Tocoin entra em contato com o cliente para dar sequência ao processo comercial. Nessa etapa, são feitas as validações iniciais de quantidade, prazo de entrega e orçamento para investimento. É importante ressaltar que a Tocoin trabalha com um mínimo de 50 unidades e o prazo médio de entrega do projeto é de 60 dias após a aprovação das artes e moldes.
Após essas validações, o projeto segue para a fase de pagamento, criação de artes e moldes, finalizando na produção e entrega das moedas. Durante todo o processo, o cliente recebe acompanhamento especializado para garantir que cada fase do projeto seja concluída com sucesso, até a entrega final das “Challenge Coins”.
Com a Tocoin, criar uma moeda personalizada é um processo simples e agradável, sempre com o suporte de uma equipe dedicada a transformar a visão do cliente em realidade.

Conheça mais sobre a Tocoin e os projetos já entregues pela empresa.