O morro onde fica o mirante da Lagoa da Conceição está passando por uma avaliação geológica. Para verificar se há algum risco de desmoronamento, sobretudo em períodos de chuva, uma equipe foi contratada pelo Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) para fazer furos no solo e, se for necessário, construir um sistema de contensão.
Continua depois da publicidade
O trabalho começou nesta quinta-feira e deve durar pelo menos dez dias. Os operários utilizam uma perfuratriz que cava a terra até encontrar a rocha – processo que leva cerca de dois dias para cada um dos 6 buracos necessários. De acordo com os trabalhadores, depois dessa etapa pode-se construir um muro ou utilizar-se um sistema chamado de “gabião”, que é uma barreira com pedras envoltas por uma tela de metal.
O Deinfra informou, via assessoria de imprensa, que a operação é considerada “de rotina” e acontece periodicamente em vários pontos da cidade para avaliar e prevenir deslizamentos e desmoronamentos. O órgão não informou outros locais em que esse tipo de trabalho esteja sendo feito.