Representantes da empresa inglesa The Sports Consuntancy (TSC), que presta consultoria à Volvo Ocean Race, chegaram nesta segunda-feira a Itajaí para avaliar as condições que a cidade tem de integrar a próxima etapa da Regata Volta ao Mundo, que começa no ano que vem.

Continua depois da publicidade

A visita iniciou com uma reunião na prefeitura de Itajaí, ainda na segunda-feira. Nesta terça está programada uma visita técnica à Vila da Regata e a restaurantes, hotéis e bares do município, a fim de conferir a infraestrutura e hospitalidade.

Das 85 cidades que se candidataram, 34 continuam na briga para ser uma das 10 sedes oficiais da regata, que serão divulgadas em dezembro deste ano. A organização da prova não divulga o nome das outras cidades concorrentes, mas informa que além de Itajaí há mais dois municípios brasileiros entre os finalistas, totalizando cinco na América do Sul.

– Itajaí já mostrou capacidade de organizar uma etapa. A Volvo quer ser cada vez melhor e mais estruturada, então essa visita vai analisar se a cidade tem interesse e condições de se aperfeiçoar para a próxima edição – destaca o diretor de gestão da TSC, Angus Buchanan.

Conforme o secretário executivo do Comitê Central Organizador da Itajaí Stopover, João Luiz Demantova, a cidade recebeu muitos elogios e é forte candidata a participar da Regata 2013-2014.

Continua depois da publicidade

A ideia é que cada região do planeta receba uma parte do percurso, mas caso a África não ofereça nenhuma cidade com estrutura avaliada como satisfatória pela organização, a América do Sul pode ter direito a uma segunda sede – aumentando as chances de Itajaí.