A liberação da maconha em alguns Estados americanos – para usos medicinais e recreativos – estimulou a criação de um novo mercado, com marcas e produtos um tanto inusitados. Uma empresa dos Estados Unidos, por exemplo, desenvolveu uma versão diferente do famoso creme de chocolate Nutella.

Continua depois da publicidade

Com o nome de Nugtella, o doce mistura chocolate com maconha medicinal em uma embalagem semelhante à do original, criada em 1963 pela italiana Ferrero e conhecido mundialmente. Ele é feito com chocolate de avelã e óleo de haxixe, substância extraída da flor da maconha. O pote com 320 mg de THC adicionados ao chocolate custa US$ 25.

A Nutella comunicou na última semana que irá tomar medidas legais contra empresas que usam nome e que vendam produtos “similares” ao seu.

Situação atual

Hoje, a venda de maconha para uso medicinal é autorizada em 18 Estados americanos. Em dois, também é possível adquirir o produto para uso recreativo. Embora existam muitos empresários entrando neste mercado, ainda existem dúvidas sobre como o governo – que não reconhece a venda legalizada para o país – vai reagir.

Continua depois da publicidade

De acordo com o especialista consultado pelo jornal O Estado de São Paulo, um mercado totalmente legalizado poderá gerar US$ 20 bilhões em vendas anuais no varejo nos Estados Unidos.