A cidade mais populosa de Santa Catarina ganhou um novo empreendimento internacional no ramo da robótica e tecnologia. A empresa alemã igus® escolheu Joinville para receber sua segunda unidade no Brasil. Entre os itens produzidos pela companhia estão robôs industriais, braços robóticos articulados e sistema de controle de robôs, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Segundo a empresa, a cidade catarinense foi escolhida por conta do papel crescente como um importante polo industrial de automação do país e por Joinville ser reconhecida como referência para empresas inovadoras, de alta tecnologia e inovação. 

Além disso, a empresa destaca o crescimento acelerado do mercado nacional de robótica. Conforme a igus®, em 2020, o número de robôs aumentou 68% no país, passando de 60 mil para 101 mil, com 24 mil já em operação. A expectativa é que o setor movimente cerca de US$ 260 bilhões até 2030.

Continua depois da publicidade

Inclusive, no último ano, o mercado de Santa Catarina representou 12% do faturamento nacional da empresa alemã. Sendo assim, a companhia investiu cerca de 500 mil reais para a implementação da nova sede na região.

Visando este cenário de expansão, a igus®, líder global em soluções de movimento, continua a investir no mercado brasileiro, inaugurando uma nova unidade no país. Em Joinville, o local é um centro de automação, onde clientes, prospects e estudantes das universidades locais poderão testar aplicações e os produtos da linha de baixo custo, com foco em robótica. 

A sede tem aproximadamente 300 metros quadrados, divididos entre estoque; showroom com máquinas; mini-auditório para palestras; salas de reuniões e estações de trabalho.

A empresa já possui uma fábrica em Jundiaí (SP), porém a sede no Sul do Brasil terá um conceito de showroom e Centro de Testes e Acompanhamento (CTA), possibilitando que os clientes e prospects conheçam na prática as soluções de automação e robótica da companhia.

Continua depois da publicidade

— A implementação de robótica na indústria favorece a competitividade, permitindo a produção de alta qualidade com custos mais baixos. Isso é especialmente relevante para empresas que buscam soluções de automação de baixo custo, como a nossa nova unidade em Joinville, que afirma a visão da igus® de divulgar soluções de automação acessíveis — ressalta Marcelo Pimenta, CEO Brasil e LATAM da igus®.

Envolvimento com a educação

Além da atuação voltada às empresas e aos profissionais, a igus® pretende disponibilizar o novo espaço para estudantes universitários que participam de grupos de pesquisas dedicados à automação e robótica. 

Essa iniciativa se adequa ao projeto YES (Young Engineers Support – Suporte aos Jovens Engenheiros, em tradução livre) da empresa, no qual são oferecidos suporte a projetos e patrocínio a grupo de estudantes dos cursos de engenharia.

— A igus® tem o compromisso com a educação em robótica para preparar a próxima geração e permitir que o mercado de trabalho seja cada vez mais tecnológico. Com isso, disponibilizamos kits de robótica de baixo custo para instituições do ensino médio e fundamental, além de ressaltarmos que nossa nova sede poderá ser utilizada por alunos do nível superior, que desejarem realizar testes e novas experimentações com nossas soluções — acrescenta o executivo.

Continua depois da publicidade

Linha de Automação de Baixo Custo da igus®

A linha de Automação de Baixo Custo (LCA – Low Cost Automation, em inglês) da igus® é focada em fornecer soluções de automação econômicas e fáceis de utilizar, sendo acessíveis a todos. O objetivo é disponibilizar sistemas de automação que tenham um retorno sobre o investimento (ROI) rápido, não apenas pelos custos de aquisição, mas também considerando os custos de longo prazo, como dispositivos periféricos, adaptações para máquinas existentes e custos de instalação.

A empresa desenvolveu uma variedade de produtos para essa linha, incluindo robôs industriais, cobots, braços robóticos articulados, robôs lineares, robôs delta, robôs SCARA, e um sistema de controle de robôs. Essas soluções são projetadas para serem integradas facilmente em sistemas de produção existentes.

— Nossas soluções de automação de baixo custo oferecem benefícios como apoio ao funcionário; flexibilidade na adaptação aos sistemas de produção; confiabilidade de alta tecnologia; baixas taxas de erro e velocidade no manuseio de grandes volumes. Além disso, disponibilizamos um software gratuito, e sem licença, para o controle e programação de robôs, facilitando o planejamento de projetos e permitindo operações mais rápidas e práticas —  finaliza Marcelo.

Sobre a empresa

A empresa familiar com sede em Colônia na Alemanha, está representada em 31 países e emprega 4.900 pessoas em todo o mundo. Em 2021, a igus® faturou 961 milhões de Euros. 

Continua depois da publicidade

A igus® GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros de alto desempenho livres de lubrificação melhoram a tecnologia e reduzem os custos onde quer que as coisas se movam. A igus® é líder mundial de mercado em sistemas de esteiras porta cabos, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e lineares, assim como tecnologia de fusos de tribopolímeros. 

Nos últimos anos, a empresa expandiu-se, criando start-ups internas, por exemplo, para rolamentos de esferas, acionamentos para robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica Lean e “smart plastics”, plásticos inteligentes para a Indústria 4.0, além de trabalhar com investimentos ambientais como o “chainge”, reciclagem de esteiras porta cabos usadas – e a participação em uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos.

Leia também

Cidade sobe em ranking e se aproxima da liderança em SC em empregos na construção civil

Sustentabilidade e cooperação: economia solidária é alternativa para transformação social em SC

Cobra entre as mais venenosas do Brasil entra em galinheiro e tenta picar biólogo em Jaraguá do Sul