Santa Catarina foi destaque no Ranking de Competitividade dos Estados ao ficar em primeiro lugar no pilar de Capital Humano (o Estado foi o único a atingir a pontuação máxima, de 100), considerando os 26 Estados e o Distrito Federal. Santa Catarina também teve o maior número de trabalhadores entre a população economicamente ativa (96,14%).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O ranking utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e avalia 99 indicadores para mensurar dois conjuntos de avaliação em sustentabilidade: os critérios ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além da mão de obra empregada, o pilar de Capital Humano avalia o nível educacional do trabalhador e o impacto sobre a produtividade.

De 2023 para 2024, Santa Catarina teve um expressivo salto no ranking: saiu da 24ª posição para a primeira, o maior de todos os estados, graças às posições favoráveis: nos novos indicadores de Formalidade do Mercado de Trabalho (1ª), Inserção Econômica (1ª), Inserção Econômica dos Jovens (1ª) e Subocupação por Insuficiência de Horas Trabalhadas (2ª).

Continua depois da publicidade

Ranking geral

De modo geral, Santa Catarina ficou em segundo lugar no ranking, atrás apenas de São Paulo. Além do pilar de Capital Humano, o Estado ficou em primeira colocação nos pilares Sustentabilidade Social e Segurança Pública. Nos quesitos Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura e Inovação, alcançou a terceira colocação.

Em Educação e Sustentabilidade Ambiental, ficou em quinto lugar. Já em Solidez Fiscal, é o sétimo Estado do ranking. Já em Potencial de Mercado, Santa Catarina aparece na quarta colocação.

Desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e tem como missão prover diagnósticos de áreas essenciais da administração pública. Para isso, analisa indicadores distribuídos por 10 áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Leia também

SC é o estado com maior aumento de profissionais no Programa Mais Médicos

Vacina da dengue volta a ser ofertada na rede privada; saiba quem pode tomar