Colados na Capital, os municípios da Grande Florianópolis recebem grandes investimentos e empreendimentos, como novos shoppings e condomínios residenciais, que aquecem a economia movida pelo comércio e serviços e, agora, também pela engenharia civil.

Continua depois da publicidade

Colada na Capital, a cidade de São José tem no comércio e nos serviços a base de sua economia. Segundo o Sebrae, o maior número de empresas da cidade, 5.579, concentra-se no comércio, e 4.418, nos serviços.

O setor também é o que mais gera empregos no município. Em 2008, segundo a última pesquisa do Sebrae-SC, comércio e serviços eram responsáveis por 74,7% dos postos de trabalho de São José.

Mas a atividade que tem saltado aos olhos dos moradores e das pessoas que passam ao lado do município, pela BR-101, é a construção civil. A Avenida Beira-Mar de São José, a quantidade crescente de prédios, o condomínio sustentável Pedra Branca e o maior shopping do Estado, o Continente Park, são causa e efeito do aquecimento do setor.

Continua depois da publicidade

A expansão da matriz da Cassol Centerlar ilustra bem o boom da engenharia civil. A loja, que vende materiais de construção, decoração e utilidades domésticas, está passando por uma reforma que aumentará em mais do que três vezes o seu tamanho – de 6,5 mil metros quadrados para 21,5 mil metros quadrados.

O gerente geral da loja, Vanderlei Stüpp, afirma que a ampliação acompanhou o crescimento da construção civil em São José. Segundo ele, desde a última reforma, em 2002, a procura de consumidores e também de construtoras vem aumentando a cada ano.

A Cassol, então, adotou a estratégia de abrir a loja aos domingos e nos feriados. O gerente conta que de 3 mil a 4 mil pessoas passam pela unidade nos dias não comerciais.

Continua depois da publicidade

A loja de São José, que cresceu 10% nos últimos anos, quer aumentar as vendas em, no mínimo, 20% depois da ampliação, que a tornará a maior entre as 12 unidades espalhadas pelo Sul do país no ano que vem.

Para 2013, a rede prevê construir outras três filiais. Uma na Praia Brava, em Itajaí, outra em Porto Alegre, e uma nova em Florianópolis, na SC-401.

Custo dos terrenos acelera as obras

Para Hélio Bairros, presidente do Sindicato da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon), é notável o crescimento do setor nos municípios continentais da região.

Continua depois da publicidade

Ele diz que a explicação está no baixo custo dos terrenos, se comparados aos da Ilha. O fator também privilegiou a construção dos imóveis do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, que dá subsídios para a habitação.

Em Palhoça, a construção civil está entre as três atividades econômicas mais importantes, segundo o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Josué da Silva Mattos. Antes, aparecem o comércio e serviços e a indústria, principalmente a de produtos odontológicos, representada pela exportadora Olsen.

O secretário destaca a presença de grandes distribuidoras da Ambev e da Renner. O desafio, agora, é o fortalecimento do turismo, com investimento de mais de R$ 20 milhões em saneamento básico nas praias.

Continua depois da publicidade