“ Assumir riscos, pensar de diferentes formas e inovar. Essas são ações que representam a rotina e o espírito do jovem empreendedor. Com o reconhecimento da importância da atividade empreendedora no desenvolvimento do país, muitos jovens têm buscado oportunidades e experiências diferenciadas na universidade, objetivando novas formas e competências para se inserir no mercado. O foco de muitos estudantes atualmente está em ser um líder que inicie o próprio negócio ou que, de alguma forma, comprometa-se em causar alguma transformação positiva e inovadora nas organizações.
Continua depois da publicidade
O mercado de trabalho hoje exige iniciativa, flexibilidade e adaptação rápida às mudanças. É exatamente por isso que o ensino brasileiro precisa trabalhar e desenvolver as competências empreendedoras nos jovens universitários, promovendo iniciativas e projetos práticos além da Universidade formal. Foi assim, objetivando formar a nova geração de empreendedores, que diversos movimentos regionais e globais ganharam espaço nas universidades catarinenses.
O Movimento Empresa Júnior (MEJ), por exemplo, atua com 22 duas empresas juniores federadas em Santa Catarina, que oferecem consultorias com o foco para micro e pequenos empresários e empreendedores, em áreas como Gestão, Engenharia, Nutrição e Direito. Nesse cenário, a Esag Jr. atua há 21 anos oferecendo soluções em Administração nas áreas de Estratégia e Gestão, Marketing, Financeiro, Gestão de Pessoas e Plano de Negócios.
Trabalhando com equipes exclusivas para cada um de seus projetos, a Esag Jr. conta com o apoio da orientação de professores renomados da sua universidade na orientação dos mais de 230 projetos já realizados.
O empreendedorismo ainda tem muito o que crescer no Estado, mas estes movimentos são exemplos de que os jovens empreendedores realmente buscam fazer a diferença na sociedade e não pretendem esperar para que mudanças aconteçam. “
Continua depois da publicidade