O empreendedorismo feminino está em crescimento no Brasil e Santa Catarina acompanha essa tendência. A porcentagem de novas empreendedoras brasileiras aumentou 41% em 2020, superando o número de homens. Dessa forma, o número de mulheres à frente de um negócio no Brasil é superior a 30 milhões. O Brasil é o 7º no ranking de países com maior número de mulheres empreendedoras no mundo.
Continua depois da publicidade
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Sebrae de Santa Catarina, 8 em cada 10 empreendedoras atuaram como funcionárias de outras empresas antes de abrir um negócio próprio. Mas, apenas 4,8% dessas mulheres já tiveram outras empresas. Dessa forma, para 73,5% das mulheres que empreendem em Santa Catarina essa é a primeira experiência como empreendedora.
Da necessidade nasce a oportunidade
A história da empresária Valentina Lang A. Zarpellon é exemplo de uma primeira empresa comandada por uma mulher e bem sucedida. A ideia de criar uma marca de moda praia surgiu no ano de 2018, quando ela iria viajar com a família para fora do país.
— Em meio ao inverno brasileiro, eu me vi procurando biquínis na internet e desejando alguns modelos da gringa. Após alguns pedidos frustrados, com tamanhos errados e qualidade a desejar, resolvi desenhar e mandar fazer meus próprios biquínis — relembra Valentina. Assim que os biquínis ficaram prontos, Valentina percebeu que poderia abrir um negócio com vendas de biquínis e foi assim que surgiu a VL Beachwear.
Atualmente, a marca é um dos maiores e-commerces de moda praia de Santa Catarina e conta também com e-commerce nos Estados Unidos. A empresa promove private label, que é uma espécie de terceirização do processo produtivo, para outras empresas americanas.
Continua depois da publicidade
— Temos lojas físicas em Chapecó e Florianópolis, além de fábrica própria com mais de 12 colaboradoras. O faturamento anual é de 1,6 milhões — conta Valentina.
Experiências com vendas desde cedo
A empresária catarinense, natural de Chapecó, está com 27 anos de idade e conta que começou com a VL Beachwear com 23 anos, mas que antes já trabalhava criando conteúdo e vendendo publicidade desde os 17 anos de idade.
— Inicialmente me baseei muito em negócios conhecidos e estratégias que poderiam aprimorar o meu negócio. Sempre busquei absorver o máximo através de livros, podcasts e programas sobre o mundo do empreendedorismo — conta Valentina.
Segredo para o sucesso
Quando perguntada sobre o segredo para o sucesso da marca, Valentina explica que sempre foi apaixonada por biquínis e que trabalhar com o que se gosta é sim importante, mas garante que sem muita dedicação não há sucesso.
Continua depois da publicidade
— Muitas horas de trabalho também fazem parte de todo sucesso! — acrescenta.
Além disso, a empresária destaca que o maior facilitador é a internet, já que permitiu que a empresa conseguisse atingir muitas pessoas mesmo com poucos recursos. Mesmo assim, depois de dois anos da marca, ela buscou uma mentora para alavancar mais os resultados. Atualmente, é Valentina que ajuda outras empresas online a crescerem.
Objetivos para o futuro
Como toda boa empreendedora, Valentina prospecta novas metas para o seu negócio. Entre os objetivos para a marca para os próximos anos estão aumentar a expansão nacional e internacional e a gama de produtos com marca própria.
— Eu pretendo criar produtos diferenciados e atingir muitas pessoas através do meu negócio — finaliza Valentina.
Acesse o canal Gestão de Valor e conheça mais histórias como essa.
Leia também
Empreendedorismo: habilidade precisa ser ensinada na escola
Armazém Inteligente: Como a logística pode se beneficiar da indústria 4.0
Ambiente de Inteligência: Plataforma auxilia na tomada de decisões dos municípios