Desde que começou a participar do projeto Eu Empresário, do Sebrae-SC, Maicon Malheiros mudou muita coisa na empresa que tem em Porto Belo. Uma vitrine foi montada na sede, um carro maior foi adquirido e, o principal, a confiança no negócio aumentou consideravelmente. A Kid Balão manteve a sua essência – de organizar as festas infantis -, mas agora está pronta para atender a outros eventos.
Continua depois da publicidade
– Como sou um um microempreendedor individual, não tinha confiança em ser um empresário. Agora tenho – conta Malheiros.
A principal mudança prática na Kid Balão foi a compra de uma perua para carregar os materiais de decoração. Antes o empresário chegava a fazer até cinco vezes o trajeto da empresa ao local da festa para poder levar os produtos e acessórios. Isso otimizou o trabalho.
Na Delimite, de Joinville, especializada na instalação de redes de proteção e telas mosquiteiras, o empresário Elias Godinho percebeu que colocar um mostruário do seu produto em lojas parceiras tornaria mais eficiente o marketing por indicação.
Continua depois da publicidade
Com a ajuda do consultor Daniel Keller Alvez, ele investiu R$ 3 mil na confecção de expositores com a tela de proteção, que irão ajudar na divulgação da empresa em estabelecimentos como petshops e vidraçarias, por exemplo.
Dicas dos consultores:
– Para enxergar novas oportunidades de mercado, como explica o consultor Daniel Keller Alvez, é preciso sair da correria do dia-a-dia. Segundo ele, as brechas para o crescimento da empresa estão fora do próprio negócio. Pelo menos uma vez ao mês o empreendedor deve fazer uma análise de como estão os seus concorrentes e investir na aproximação com os clientes.
– O consultor Fabiano Debrassi recomenda fazer pesquisas pós-venda, perguntando para o cliente o que ele achou do produto, assim como colocar no ponto de venda uma caixinha de sugestões.
Continua depois da publicidade
– Debrassi afirma ainda que é preciso identificar potenciais clientes e novas necessidades naqueles que já são fregueses da empresa. Para isso, uma possibilidade é montar uma pesquisa de mercado simples, com perguntas sobre o que as pessoas esperam do serviço naquele segmento. O levantamento pode ser por feito pelo telefone ou e-mail.
– Segundo o consultor, o empresário também deve estar atento às entrelinhas das sugestões dos clientes. Às vezes eles não sabem exatamente o que querem e o empreendedor precisa ser perspicaz.