Cerca de 300 advogadas catarinenses participam da VI Jornada Catarinense da Mulher Advogada, a partir desta quinta-feira (5) em Joinville. O evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) visa debater os avanços e desafios das profissionais do Direito no exercício da profissão. O evento ocorre na sede da Subseção de Joinville, no bairro Saguaçu, e segue até sexta-feira (6).
Continua depois da publicidade
Confira mais notícias de Joinville e Região
Neste ano, o encontro deve promover reflexões sobre o empoderamento feminino, os desafios da advogada contemporânea e a participação das mulheres na sociedade, na política e na advocacia. Ao todo, são oito palestras, a primeira delas a cargo de Cléa Carpi — primeira mulher a receber a medalha Rui Barbosa, mais alta comenda da advocacia brasileira.
Carpi é presidente da Associação Americana de Juristas Continental (AAJ) e vice-presidente da Associação Internacional dos Juristas Democráticos (AIDJ), vinculadas ao Conselho Econômico e Social da ONU. A palestra de abertura está marcada para a noite de quinta, 5, e deve focar nos direitos humanos femininos.
Outro tema de destaque será a apresentação de um panorama sobre a Lei Maria da Penha. A palestra será ministrada pela advogada catarinense Alice Bianchini, que vai falar sobre como a lei ‘incentiva a sociedade a pensar sobre formas de combater a violência de gênero’.
Continua depois da publicidade
O ciclo de palestras encerra com participação de Alexandra Loras, jornalista e ex-consulesa da França, que terá a responsabilidade de ampliar o debate em torno do empoderamento feminino, em especial, da mulher jovem e negra.